As 15 frases de Ralph Smedley
A Toastmasters International existe graças a um senhor chamado Ralph Smedley. Nascido a 22 de fevereiro de 1878, Ralph Smedley era já um visionário e neste artigo, gostaria de partilhar convosco algumas das suas frases mais marcantes. Mas antes, vamos conhecer melhor quem foi Ralph Smedley.
Enquanto trabalhava na YMCA (Young Men's Christian Association) em Bloomington, Illinois, nos Estados Unidos da América, como Diretor da Educação, Ralph Smedley sentiu a necessidade de ensinar alguns aspectos aos homens daquela comunidade, nomeadamente: como falar, como conduzir reuniões, como planear programas e como trabalhar em equipa. Smedley decidiu, então, organizar um clube onde essas pessoas pudessem aprender essas competências num ambiente social. A 24 de março de 1905 realizou-se, assim, a primeira reunião não oficial dos Toastmasters.
Todas as frases que se
seguem, citadas por Ralph Smedley, mostram-nos a forma de pensar deste grande
senhor, já muito inovadora para aquela altura, e a forma como passou esses
valores para a organização que acabaria por fundar: a Toastmasters
International.
Frase nº 1:
“A nossa é a única organização que eu conheço dedicada ao indivíduo,
trabalhamos juntos para trazer o melhor de cada um de nós
e depois aplicamos essas competências para ajudar os outros.”
Uma das grandes
diferenças de um clube Toastmasters ou de outra formação em Comunicação e
Liderança, é que nos Toastmasters não existem professores. Todos aprendemos uns
com os outros. Todos ajudamo-nos mutuamente. Sessão após sessão trabalhamos em
equipa e crescemos juntos.
Lê este artigo, caso
queiras saber mais sobre a diferença entre os Toastmasters e um Centro de
Formação:
Frase nº 2:
“Nós apercebemo-nos que os dois fatores mais importantes na
Toastmasters
são a Mentoria e as Avaliações, não há dúvidas que se estes dois
forem feitos corretamente e se existir um bom programa de Mentoria, o teu
clube estará repleto de velas de ignição prontas para serem acionadas quando
solicitadas.
A mentoria e as avaliações criam entusiasmo,
e uma vez aceso o fogo a única coisa que irás precisar serão algumas
acendalhas.”
Assim que alguém se torna membro de um clube Toastmasters, é-lhe atribuído
um Mentor. Este mentor tem um papel fundamental na jornada Toastmasters
inicial. O mentor irá guiar o membro a escolher o seu percurso, e irá apoiá-lo
em todos os passos que este precisar.
Além da Mentoria, nos clubes Toastmasters todos os projetos/discursos são
avaliados positiva e construtivamente. Esta avaliação é fornecida pelos
restantes membros e permitirá que o mentorando perceba quais são os seus pontos
fortes e os pontos a melhorar, motivando-o a continuar a progredir na jornada
Toastmasters.
Frase nº 3:
“Embora a maioria de nós possa ter entrado na Toastmasters para aprender a
discursar, esse benefício é apenas o começo daquilo que está para vir e do bem
que podemos fazer pela humanidade.”
Sabias que no nosso clube um membro foi desafiado a criar:
- um podcast?
- uma campanha de redes sociais?
- um webinar?
- um website?
- um blogue?
Sim, a maioria dos membros inscreveram-se porque queriam sentir-se mais
confiantes a falar perante uma plateia, mas na verdade, existem tantas outras
competências que poderás adquirir. As competências mencionadas acima são apenas
alguns dos projetos existentes no programa educacional da Toastmasters
International.
Frase nº 4:
“Aprendemos melhor em momentos de diversão.”
Os clubes Toastmasters proporcionam um ambiente descontraído e amigável de
forma a favorecer a tua aprendizagem. Neste ambiente irás sentir-te seguro e
confiante para colocares em prática os projetos propostos pela Toastmasters
International. Num clube Toastmasters não há professores, todos aprendemos uns
com os outros e ajudamo-nos mutuamente.
Frase nº 5:
“Podes lucrar com a sabedoria dos outros e podes dar-lhes todo o crédito.”
Nos clubes Toastmasters poderás encontrar pessoas de locais, culturas e
áreas profissionais muito diversas, e assim, criar uma ampla rede de contactos
que poderá enriquecer o teu nível de conhecimento em determinadas áreas. Saber
reconhecer e agradecer todo o conhecimento que recebemos dessas pessoas é
também uma competência essencial de um líder.
Frase nº 6:
“Todo o discurso é comunicação e não há possibilidade de comunicação
a menos que as pessoas entendam.
O teu clube pode ajudar-te a descobrir se te estás a fazer entender.”
A tua plateia não reage às tuas piadas?
A tua turma está constantemente distraída?
Os teus colegas não respeitam as tuas ordens?
Se por acaso, te encontraste em alguma destas situações, ou numa situação
semelhante, existe algo que não estarás a fazer corretamente. E a solução
poderá estar na forma como comunicas. Fazer um discurso, não significa que
estejas a passar uma mensagem. Essa mensagem só é passada se a tua audiência a
ouvir e, acima de tudo, a entender. Para que a audiência te ouça terás de ter
em conta:
- O tom da tua voz;
- A tua postura;
- O tipo de audiência;
- O tipo de mensagem que queres passar;
- O teu nível de conforto com o tema;
- …
Todas estas características, e outras são fundamentais para o sucesso de um
discurso e são colocadas em prática em todas as sessões Toastmasters.
Frase nº 7:
“Não existem absolutos quando se fala em público.”
Falar em público é uma arte. Não é algo que
se aprende de um dia para outro.
A forma como falamos em público pode
variar de discurso para discurso, tudo depende da mensagem que queremos passar,
da forma como a queremos passar, da nossa audiência, etc.
Se discursares para uma plateia
regularmente, irás sentir-te cada vez mais confiante e melhor preparad@ para
eventuais imprevistos que poderão surgir.
Frase nº 8:
“Precisamos de menos regras detalhadas e
mais compreensão dos propósitos gerais.”
Por vezes, quando existem demasiadas
regras, focamo-nos no cumprimento das mesmas sem refletirmos sobre o propósito
daquilo que estamos a fazer.
Conhecer o propósito é fundamental para
seguirmos o nosso caminho enquanto comunicadores e líderes competentes.
Frase nº 9:
Quando falas, entregas-te.
Revelas o teu verdadeiro caráter numa imagem que é mais verdadeira
e realista do que qualquer coisa que um artista possa fazer por ti.
Quando te preparas para um discurso, te
mostras confiante e acima de tudo, mostras que estás a ser verdadeir@ para a
tua plateia, a tua mensagem será totalmente compreendida.
Frase nº 10:
“Aos outros valores da formação Toastmasters acrescentemos este, com ênfase
- que é a melhor oportunidade de uma pessoa de negócios fazer um curso de
pós-graduação em informação geral sem inconvenientes ou perda de tempo.”
Existem vários cursos para aprender a
comunicar mais eficazmente, ou para saber como liderar equipas, por exemplo. A
Toastmasters International diferencia-se dos demais, porque os clubes dão-nos a
oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos. Além disso,
desenvolvemos estas competências, divertindo-nos.
Frase nº 11:
“O Clube Toastmasters que tem o tipo certo de programa,
não perde os seus membros.”
Os diretores dos clubes Toastmasters, são membros Toastmasters que exercem,
voluntariamente, algumas tarefas. Estas tarefas exigem determinadas
competências que têm de ser colocadas em prática, nomeadamente a capacidade de
reter os membros nos clubes.
Um programa adequado é aquele que é pensado para cada membro, para que este
se sinta confortável e acompanhado. Programas sem mentoria, e com demasiada
burocracia têm a tendência a se tornarem de difícil compreensão e levar à
desistência dos membros.
Frase nº 12:
“O clube cujo número de membros está a diminuir tem algo errado com ele.”
Quando o número de membros diminui, a equipa diretiva deverá reunir-se,
identificar a causa-raiz do problema e procurar soluções para inverter este
número.
Com este tipo de problemas, a equipa diretiva terá de desenvolver
determinadas competências tais como: escuta ativa, resolução de problemas,
liderança de equipas, motivação de equipas, …
Frase nº 13:
“As pessoas estão mais dispostas a seguir um líder que sabe para onde é que
vai.”
Apesar de parecer óbvio, muitas vezes quem está à frente de uma equipa não
tem os objetivos definidos e claros, levando por vezes, a processos confusos,
burocráticos e onde é desperdiçada demasiada energia. Esta situação pode levar
à desmotivação dos elementos da equipa e como consequência, a redução da
produtividade.
Um líder deverá definir claramente quais são os seus objetivos e
transmiti-los a toda a equipa, para que esta tenha noção clara de qual o
caminho que deverá seguir. Só assim se consegue uma equipa motivada e um
processo otimizado.
Frase nº 14:
“O destino determina a direção.”
Para obter resultados é necessário perceber quais são esses resultados que
queremos alcançar. Após idealizarmos onde queremos chegar, devemos começar a
desenhar o nosso caminho. Uma forma de irmos medindo o nosso progresso no alcance
do resultado pretendido é o estabelecimento de vários objetivos SMART.
Queres saber mais sobre os objetivos SMART? Espreita este artigo:
https://figueiradafoztoastmastersclub.blogspot.com/2021/03/como-estao-os-teus-objetivos.html
Frase nº 15:
“O orador que não se prepara tem o direito de estar assustado.”
A preparação de um discurso é fundamental
para te sentires confortável e confiante com o que vais dizer. É claro que, na
maior parte das vezes, aquele nervosismo não irá desaparecer, faz parte. No
entanto, quando um orador não se prepara, vai colocar em dúvida as suas
competências e a sua audiência irá aperceber-se disso mesmo.
Para que isto não aconteça, é fundamental
teres um discurso bem preparado e conheceres muito bem a plateia para quem irás
falar.
Como pudeste constatar, Ralph Smedley foi
um verdadeiro visionário naquela altura e todos os atuais clubes Toastmasters
continuam direcionados para a mesma visão e para os mesmos valores que este
instaurou.
E destas frases todas, qual foi a frase
que mais te inspirou?
Adriana Jesus
Vice-Presidente de Educação
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