Como estão os teus objetivos?

 


Final de março. O primeiro trimestre passou a voar e reparaste agora que ainda não começaste aquele objetivo que tinhas idealizado no final do ano 2020. Verdade? 

Enquanto seres humanos, temos a tendência para refletir sobre o ano que passou e começamos a fazer planos para o ano seguinte. Mas estamos sempre ocupados com as nossas tarefas diárias. O tempo vai passando sem darmos conta e, de repente, o fim de março chegou. Mais de metade do que tínhamos planeado ainda está por fazer.


Se te revês nesta situação, 

não te preocupes! 

Este artigo vai ajudar-te a melhor definires os teus objetivos. 

Neste artigo vamos falar de objetivos SMART.


Definir objetivos é muito importante, quer sejam estes profissionais ou pessoais. Quando queremos obter algo é importante delinear estratégias, definindo metas que nos guiem até esse objetivo. 

 

Mas afinal, o que são objetivos SMART?

SMART é a sigla em inglês para Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-Bound.

 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Um objetivo tem de ser específico para que todos saibam do que se trata.

Por exemplo, o objetivo “vamos aumentar o número de seguidores” não é específico, porque não é claro. Vamos aumentar o número de seguidores onde? Em que redes sociais? Vamos aumentar em quanto?

 

OBJETIVOS MENSURÁVEIS:

Um objetivo tem de ser medido de forma a que os resultados sejam validados.

Continuemos no exemplo de cima, “vamos aumentar o número de seguidores”. Este também não é um objetivo mensurável uma vez que não temos uma data limite para que possamos verificar se atingimos ou não o pretendido.


OBJETIVOS ATINGÍVEIS:

Um objetivo deve ser alcançável. Não vale a pena definirmos um objetivo que sabemos à partida que dificilmente o iremos atingir.

Deste modo, se decidirmos aumentar o número de seguidores no LinkedIn em 100 %, em 5 minutos não é, à partida, um objetivo atingível.

Outro ponto importante está relacionado com a motivação da pessoa/equipa que terá de atingir esse objetivo. Caso o objetivo seja demasiado ambicioso, as pessoas envolvidas poderão ficar desmotivadas.


OBJETIVOS REALISTAS:

Um objetivo deve fazer sentido para ti, para a tua equipa e para a organização. Não vale a pena definirmos um objetivo que não se enquadra na nossa organização.


OBJETIVOS TEMPORAIS:

Os objetivos devem ter um intervalo de tempo definido até serem atingidos.

 

Exemplo de objetivo SMART:

Vamos aumentar o número de seguidores no LinkedIn, em 10 % até dia 30 de junho de 2021.

 

Por forma a teres a certeza de que o teu objetivo é um objetivo SMART, responde a estas perguntas:

- O quê?

- Quem?

- Quando?

- Como?

- Onde?

- Porquê?

 

Definir um objetivo é muito simples e pode ser-te muito útil. Ter em mente quais são os nossos objetivos, ajudar-nos-á a manter o foco no que realmente importa. Por isso, após termos estabelecido os objetivos devemos definir o plano para os alcançar.

 

“A goal without a plan is only a dream.”

(“Um objetivo sem um plano é apenas um sonho.”)

Brian Tracy

 

Mas quais são as vantagens de definir um plano?

👉 Planear reforça os objetivos, uma vez que estes são o ponto de partida para definir as diferentes tarefas e assim os líderes irão sempre lembrar-se dos objetivos;

👉 Planear torna os líderes mais orientados para o futuro. São forçados a olhar para além do presente;

👉 Planear permite aos líderes coordenarem decisões. Estas decisões devem ser sempre tomadas considerando os seus efeitos no futuro;

👉 Planear assegura uma utilização suficiente dos recursos. Quando não planeamos, podemos estar a sobrecarregar recursos ou a desperdiçá-los e podemos com isso, comprometer o prazo.

 

Uma vez definidos os nossos objetivos, existem 5 passos que devemos seguir:

1- Estabelecer estratégias: Como é que vamos atingir o nosso objetivo? Aqui deve ser feita uma lista com os vários passos que devem ser tidos em conta para atingir esse objetivo.

2 - Definir prazos: Ter em conta as várias estratégias que necessitam de ser realizadas dando prazos a estas, de acordo com as suas prioridades.

3 - Atribuir responsabilidades: Delegar tarefas à equipa, atribuindo as responsabilidades à pessoa que mais facilmente o atingirá.

4 - Antecipar Obstáculos: os bons líderes refletem sobre os potenciais problemas. Se forem tidos considerados eventuais problemas que possam surgir, mais rapidamente, estes serão resolvidos.

5 - Modificar o plano sempre que necessário: Um líder deve ser flexível e por isso deve ser capaz de modificar os seus planos. Por mais prevenido que seja o líder, obstáculos poderão sempre surgir.

 

Em suma, estabelecer objetivos e planeá-los é a chave para alcançarmos resultados e tornar um indivíduo num líder de sucesso.

 

E por falar em objetivos? Vais começar a definir os teus objetivos de uma forma SMART?



Infografia:

The Leadership Excellence Series, Estabelecer e planear objetivos, Toastmasters International

https://www.bynet.pt/o-que-sao-objetivos-smart/

https://pme.pt/metas-smart-objetivos/

 

Adriana Jesus

Vice-Presidente de Relações Públicas



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