Como estão os teus objetivos?
Final de março. O primeiro trimestre passou a voar e reparaste agora que ainda não começaste aquele objetivo que tinhas idealizado no final do ano 2020. Verdade?
Enquanto seres humanos, temos a tendência para refletir sobre o ano que passou e começamos a fazer planos para o ano seguinte. Mas estamos sempre ocupados com as nossas tarefas diárias. O tempo vai passando sem darmos conta e, de repente, o fim de março chegou. Mais de metade do que tínhamos planeado ainda está por fazer.
Se te revês nesta situação,
não te preocupes!
Este artigo vai ajudar-te a melhor definires os teus objetivos.
Neste artigo vamos falar de objetivos SMART.
Definir objetivos é muito
importante, quer sejam estes profissionais ou pessoais. Quando
queremos obter algo é importante delinear estratégias, definindo metas que nos
guiem até esse objetivo.
Mas afinal, o que são
objetivos SMART?
SMART é a sigla em inglês para Specific, Measurable, Achievable, Realistic
e Time-Bound.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Um objetivo tem de ser específico para que todos saibam
do que se trata.
Por exemplo, o objetivo “vamos aumentar o número de
seguidores” não é específico, porque não é claro. Vamos aumentar o número de
seguidores onde? Em que redes sociais? Vamos aumentar em quanto?
OBJETIVOS MENSURÁVEIS:
Um objetivo tem de ser medido de forma a que os
resultados sejam validados.
Continuemos no exemplo de cima, “vamos aumentar o número de
seguidores”. Este também não é um objetivo mensurável uma vez que não temos uma
data limite para que possamos verificar se atingimos ou não o pretendido.
OBJETIVOS ATINGÍVEIS:
Um objetivo deve ser alcançável. Não vale a pena
definirmos um objetivo que sabemos à partida que dificilmente o iremos atingir.
Deste modo, se decidirmos aumentar o número de seguidores no
LinkedIn em 100 %, em 5 minutos não é, à partida, um objetivo atingível.
Outro ponto importante está relacionado com a motivação
da pessoa/equipa que terá de atingir esse objetivo. Caso o objetivo seja
demasiado ambicioso, as pessoas envolvidas poderão ficar desmotivadas.
OBJETIVOS REALISTAS:
Um objetivo deve fazer sentido para ti, para a tua equipa
e para a organização. Não vale a pena definirmos um objetivo que não se
enquadra na nossa organização.
OBJETIVOS TEMPORAIS:
Os objetivos devem ter um intervalo de tempo definido até
serem atingidos.
Exemplo de objetivo SMART:
Vamos aumentar o número de seguidores no LinkedIn, em 10 %
até dia 30 de junho de 2021.
Por forma a teres a certeza de que
o teu objetivo é um objetivo SMART, responde a estas perguntas:
- O quê?
- Quem?
- Quando?
- Como?
- Onde?
- Porquê?
Definir um objetivo é muito
simples e pode ser-te muito útil. Ter
em mente quais são os nossos objetivos,
ajudar-nos-á a manter o foco no que realmente importa. Por
isso, após termos estabelecido os objetivos devemos definir o plano para os
alcançar.
“A goal without a plan
is only a dream.”
(“Um objetivo sem um plano é apenas um sonho.”)
Brian Tracy
Mas quais são as vantagens de
definir um plano?
👉 Planear reforça os objetivos, uma vez que estes são o ponto de partida para definir as diferentes tarefas e assim os líderes irão sempre lembrar-se dos objetivos;
👉 Planear torna os líderes mais orientados para o futuro. São forçados a olhar para além do presente;
👉 Planear
permite aos líderes coordenarem decisões. Estas decisões devem ser sempre
tomadas considerando os seus efeitos no futuro;
👉 Planear
assegura uma utilização suficiente dos recursos. Quando não planeamos,
podemos estar a sobrecarregar recursos ou a desperdiçá-los e podemos com isso,
comprometer o prazo.
Uma vez definidos os nossos objetivos, existem 5 passos
que devemos seguir:
1- Estabelecer estratégias: Como é que vamos atingir o nosso objetivo? Aqui
deve ser feita uma lista com os vários passos que devem ser tidos em conta para
atingir esse objetivo.
2 - Definir prazos: Ter em conta as várias estratégias que necessitam de ser
realizadas dando prazos a estas, de acordo com as suas prioridades.
3 - Atribuir responsabilidades: Delegar tarefas à equipa, atribuindo as responsabilidades
à pessoa que mais facilmente o atingirá.
4 - Antecipar Obstáculos: os bons líderes refletem sobre os potenciais
problemas. Se forem tidos considerados eventuais problemas que possam surgir,
mais rapidamente, estes serão resolvidos.
5 - Modificar o plano sempre que necessário: Um líder deve ser flexível e por isso deve ser
capaz de modificar os seus planos. Por mais prevenido que seja o líder,
obstáculos poderão sempre surgir.
Em suma, estabelecer objetivos e planeá-los é a chave
para alcançarmos resultados e tornar um indivíduo num líder de sucesso.
E por falar em objetivos?
Vais começar a definir os teus objetivos de uma forma SMART?
Infografia:
The Leadership Excellence Series, Estabelecer e planear
objetivos, Toastmasters International
https://www.bynet.pt/o-que-sao-objetivos-smart/
https://pme.pt/metas-smart-objetivos/
Adriana Jesus
Vice-Presidente de Relações Públicas
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