Cultiva a Comunicação de Excelência

 





No passado dia 3 de junho, o Figueira da Foz Toastmasters Club organizou o seu primeiro webinar “Cultiva a Comunicação de Excelência''. Este webinar contou com a presença de cinco oradores que partilharam as suas experiências de como se desenvolvem para serem comunicadores e líderes melhores.


Este webinar contou com a apresentação de Luísa Bernardes que nos alertou para um medo, o medo de falar em público e deu o mote de entrada para os discursos dos cinco oradores deste evento.



António Calheiros falou-nos sobre comunicação persuasiva e deu-nos várias dicas de como ter uma comunicação persuasiva. Contou-nos que a empatia é uma ferramenta importante na comunicação persuasiva.


Ana Carvalho perguntou-nos se sabíamos para quem iríamos falar e ensinou-nos a importância de perceber, investigar e analisar quem é a nossa audiência. Ao sabermos quem é a nossa audiência transmitimos a nossa mensagem mais eficientemente.


Diana Simões fez-nos pensar sobre os nossos medos em dar e receber feedback construtivo, dando várias dicas para fornecermos e recebermos feedback da melhor forma.


Norberto Amaral ensinou-nos a comunicar com maior impacto… online. Alertou-nos para a importância de estabelecer o contacto visual com a nossa audiência em reuniões online, de termos atenção à imagem, ao som e à luminosidade. Todos estes pormenores são importantes quando fazemos um discurso para uma plateia virtual.


Anabela Pereira ajudou-nos a fazer o nosso barco e a zarpar ao clube toastmasters mais próximo para evoluirmos como comunicadores e líderes num ambiente de apoio mútuo.




No final, todos sentimos uma alegria imensa por aquele momento de aprendizagem e de partilha ter corrido maravilhosamente bem.



Eu, Diana Simões, como oradora e líder do projeto, tive uma experiência bastante enriquecedora. Este projeto faz parte do meu percurso educacional da Toastmasters International - Estratégias Motivacionais que consistia em formar e liderar uma equipa no desenvolvimento de um projeto, neste caso, a criação de um webinar.


Como oradora tive oportunidade de sair da minha zona de confronto e contactar com uma audiência nova, uma audiência totalmente desconhecida e uma transmissão em direto no Facebook. Tudo isto significa medo, muito medo, mas um medo superado com um grande querer de voltar a repetir.


Como líder da equipa que concebeu e tornou realidade este evento, traz um grande sentimento de responsabilidade e de um orgulho imenso de todos aqueles que disponibilizaram o seu tempo e de forma voluntária organizaram o primeiro webinar do FFTC. A organização de um webinar envolve muitas tarefas a executar antes e depois do mesmo, destaco as seguintes: contactos e acompanhamento dos oradores, criação de conteúdos para as redes sociais para divulgação do evento e logística extra que um evento deste género traz.


Assim, de forma simbólica agradeço à Adriana Jesus, ao Tiago Almeida, à Luísa Bernardes, à Cristina Matos, à Madeleine Op’t hof e ao Sérgio Ribeiro pelo trabalho desenvolvido.


Num clube Toastmasters temos a oportunidade de criar, participar, desenvolver, comunicar, liderar e evoluir como comunicadores e líderes sempre apoiados pelos restantes membros que nos dão as sementes necessárias para uma comunicação e liderança de excelência.


Ralph C. Smedley, fundador da Toastmasters International deu ao seu legado um grande ensinamento : “Aprendemos mais nos momentos de diversão”


Vem divertir-te e desenvolver as tuas competências de comunicação e liderança num clube Toastmasters.


Descobre os discursos dos nossos oradores e recolhe as sementes necessárias para uma comunicação de excelência em: https://youtu.be/5s7biyoGo8k








Diana Simões

Vice-Presidente de Educação



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