Glossofobia: Como ultrapassar o medo de falar em público?

 



Todos nós já tivemos de fazer apresentações na escola ou no trabalho para um determinado número de pessoas. São eventos normais, mas que, por vezes, nos deixam de uma maneira tão desconfortável que não conseguimos passar a mensagem principal da nossa apresentação da forma como queríamos. Esta sensação de desconforto denomina-se Glossofobia e é definida pela Infopédia como a aversão ou medo patológico de falar em público.

 

OS SINTOMAS

Os sintomas da glossofobia podem ser variados e dependem de pessoa para pessoa: boca seca, suores, tremores, náuseas, vómitos, rigidez nos músculos, voz tremida e aumento da frequência cardíaca. Em casos mais extremos a glossofobia pode manifestar-se através de ataques de pânico incontroláveis levando mesmo à incapacidade de participar nesse evento.

 

AS CAUSAS

Tal como os sintomas, as causas podem ser muito variadas e podem depender de pessoa para pessoa. Quando não nos sentimos preparados, ou quando não temos conhecimento do tema que vamos apresentar é normal sentirmo-nos nervosos. O facto de nunca termos feito algo parecido ou de não conhecermos a plateia pode também ser uma causa desta fobia.

 

Queres saber uma coisa? Não estás sozinho/a! Se queres ultrapassar esta fobia, este artigo é para ti, pois nele constam dicas preciosas para colocares em prática.


Mas há uma coisa muito importante que tens de ter em mente: aquele nervosismo ou ansiedade antes de “entrares em cena” nunca vai desaparecer, mas podes aprender a lidar com ele.

 

Há cerca de um ano atrás, aceitei o desafio de fazer um discurso online para cerca de 50 pessoas. Fiquei de tal forma nervosa que, no final, disseram-me que eu deveria beber um copo de vinho antes de fazer um discurso. 
Eu estava habituada a fazer discursos online, o que é que mudou? Na realidade, o que mudou foi a minha zona de conforto. Eu sentia-me segura a fazer discursos para um determinado conjunto de pessoas que eu conhecia bem e eram cerca de 10 pessoas. Ao fazer um discurso para 50 pessoas, sendo que a maioria era desconhecida, fez-me sair da minha zona de conforto. Suores e a voz a tremer foram alguns dos sintomas que manifestei.


Então como é que podes ultrapassar/gerir esta fobia?

 

1.   Aprende a lidar com o medo!

Lesley Stephenson, oradora profissional e Toastmasters na Suíça, afirma que o medo de falar em público é normal e que temos de viver com isso. Ela chega mesmo a recomendar parar de lutar contra os sintomas da glossofobia e aprender a lidar com eles. Segundo Lesley falar em público torna-se mais fácil e melhora à medida que o medo se transforma num adorável friozinho na barriga.

 

2.   Prepara-te!

Uma boa preparação é a chave para diminuíres os teus níveis de ansiedade. Uma das recomendações de Lesley Stephenson é que comeces por escrever o teu discurso, mas que memorizes apenas o início e o fim. Se estiveres muito focado/a no teu discurso, palavra por palavra, vais reduzir a interação com a tua audiência acabando por perdê-la. É sempre melhor criares conexão com o teu público ao invés de um discurso perfeito. É muito provável que a tua audiência se recorde do teu discurso se se sentir conectada. Lembra-te: Conexão é melhor que perfeição.

Para além daquilo que vais dizer, existem outros pormenores para os quais te terás de preparar. Nos dias de hoje, utilizamos muito ferramentas digitais como o Zoom, para fazermos reuniões. Saber previamente como ligar o microfone, como partilhar a tela, qual o melhor fundo, são alguns desses pormenores. Quando as reuniões são presenciais, também existem pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença. Por exemplo, como utilizar o microfone, qual o volume de voz a utilizar, se a sala é grande ou pequena, qual o espaço do palco a utilizar para que toda a plateia me consiga ver, …

São pequenos detalhes, mas que podem ser essenciais para que te sintas mais preparado e confiante, diminuindo assim os níveis de ansiedade.

 

3.   Relaxa!

Cada vez mais se fala na importância de fazermos exercícios de relaxamento quando estamos nervosos/ansiosos. Exercícios simples de respiração ou meditação são muito eficazes para reduzir essas sensações, uma vez que desviam a nossa atenção para o que realmente interessa, o nosso discurso, afastando os pensamentos negativos. Caso não te sintas confortável com este tipo de exercícios, procura fazer algo que gostes e que te acalme, por exemplo, espairecer, ouvir música, correr, …

Lembra-te: Eliminar pensamentos negativos e aumentar o foco são essenciais para diminuíres os teus níveis de stress.

 

4.   Sai da tua zona de conforto!

É importante praticares várias vezes o teu discurso. Contudo, se fizeres sempre apresentações para as mesmas pessoas, vais começar a sentir-te “em casa”. Ao sentires-te desta forma, os teus níveis de stress vão diminuir não porque estás mais preparado, mas sim porque estás na tua zona de conforto. É, por isso, importante que, experimentes fazer apresentações noutros ambientes.


Os clubes Toastmasters são fantásticos neste aspeto e agora ainda mais. Se para ti, falar para um grande número de pessoas já não te deixa nervoso, que tal fazeres discursos em inglês, ou em francês? Atualmente, até tens a possibilidade de participar virtualmente em qualquer clube do mundo.

Lembra-te: Desenvolves-te mais quando sais da tua zona de conforto.

 

Quando é a tua próxima apresentação?

 

Infografia:

https://psicoativo.com/2015/12/glossofobia-medo-de-falar-em-publico-causas-sintomas-tratamentos.html

https://toastmasterscdn.azureedge.net/medias/files/department-documents/magazine/magazine-pdfs/2021-magazine-pdfs/magazine-april-2021-s-2.pdf

https://www.infoescola.com/comunicacao/5-maneiras-de-vencer-o-medo-de-falar-em-publico/




Adriana Jesus

Vice-Presidente de Relações Públicas




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!