Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo
Ingredientes
necessários para um feedback positivo e construtivo
Uma das características de um líder é a capacidade de manter a sua equipa motivada, mesmo que esta não esteja a atingir os objetivos estabelecidos. Cabe ao líder saber gerir a forma como irá abordar os aspetos nos quais a equipa tem de melhorar para atingir os resultados pretendidos. Fornecer feedback aos colaboradores, mantendo-os sempre motivados, não é fácil e é preciso treino.
Afinal o que é o feedback?
O feedback é a
forma como transmitimos as nossas opiniões, críticas e sugestões sobre as
atitudes, comportamentos e/ou desempenhos de terceiros. O fornecimento de um
feedback construtivo e positivo tem como objetivo principal reorientar e/ou
estimular uma determinada ação nos outros. É
importante saber como construir este feedback porque o objetivo é a
pessoa se sentir motivada para continuar a melhorar o seu desempenho. Se o
feedback for dado de forma ligeira e/ou rude, a pessoa em questão vai ficar
desmotivada e os resultados serão ainda piores.
“We all need people
who will give us feedback.
That’s how we
improve.”
– Bill Gates
(Todos nós precisamos
de pessoas que nos deem feedback. É assim que melhoramos.)
Existem vários métodos para dar feedback a alguém. Neste
artigo iremos abordar o método utilizado nos clubes Toastmasters: o método sanduíche.
A verdadeira força do
programa Toastmasters é a forma como os membros avaliam os discursos dos seus
pares. Falar para uma plateia que não conhecemos, deixa-nos nervosos
e, por vezes, sentimo-nos tão mal no palco que perdemos a coragem de lá voltar. É
importante termos alguém que nos diga em que aspetos devemos melhorar sem nos
desencorajar.
Então, o que é o método
sanduíche?
O método sanduíche é uma técnica
que se divide em três
partes, tal e qual como uma sanduíche: a primeira camada de
pão, o recheio e a segunda camada de pão.
Vamos a exemplos concretos:
👉 A primeira camada de pão
No método sanduíche começa-se com um comentário positivo. Pode-se comentar uma atitude boa ou um aspeto em que a pessoa é realmente competente.
Exemplo 1: Dar feedback a alguém que acabou de fazer um
discurso.
“Trouxeste um tema bastante interessante para esta audiência.”
Exemplo 2: Dar feedback a alguém que fez um bolo de
chocolate.
“Quando mostraste o teu bolo de chocolate, nasceu-me água na
boca.”
👉 O recheio
Esta é fase em que se introduzem as sugestões de melhoria. O objetivo desta fase é
que a pessoa melhore determinados aspetos. Por esta razão, não vale a pena
enumerar todas as sugestões de melhoria que detetámos. De todas as sugestões
detetadas, escolhemos apenas 2 ou 3. Assim, a pessoa irá focar-se apenas nessas
2 ou 3 sugestões de melhoria. Caso contrário, a pessoa avaliada poderá ficar
desmotivada por ter tantas falhas que não irá conseguir melhorar nenhuma.
Também é importante nesta fase sermos específicos. Se a estrutura de um discurso te pareceu confusa em determinado momento, refere especificamente em que momento foi e sugere outra forma de o fazer.
Exemplo 1: Dar feedback a alguém que acabou de fazer um
discurso.
“Quando falavas do camião, eu já não sabia se te referias ao velho ou ao novo. Poderias ter sido mais claro se atribuísses a cada camião uma alcunha e utilizá-la durante todo o discurso. Isto tornaria as referências mais claras e talvez introduzisse algum humor.”
Exemplo 2: Dar feedback a alguém que fez um bolo de
chocolate.
“Ao teres feito o bolo de chocolate, poderias ter colocado
uma cobertura de chocolate preto, não iria ficar muito mais doce e o teu bolo
teria um aspeto mais profissional.”
👉 A segunda camada de pão
Esta é a fase onde irás concluir o teu feedback e por isso, nesta fase traz algo de positivo novamente. Deves por exemplo, referir a evolução e crescimento da pessoa em questão. Ao fazeres isto, irás estar a reforçar a atitude de que a pessoa envolvida deve continuar a melhorar, para além de que irá aumentar a sua autoestima.
Exemplo 1: Dar feedback a alguém que acabou de fazer um
discurso.
“Muitos Parabéns! Notou-se neste teu discurso que tens estado a implementar todas as sugestões de melhoria que tens recebido nos discursos anteriores. Os resultados dessa implementação estiveram bem presentes neste discurso.”
Exemplo 2:
Dar feedback a alguém que fez um bolo de chocolate.
“O bolo tem um sabor ótimo. Estás de parabéns! A
consistência da massa tem vindo a melhorar imenso desde a primeira vez que
provei um bolo feito por ti. Quando fizeres o próximo, convida-me que eu quero
lá estar.”
Como vês, dar feedback a alguém requer algum cuidado uma vez
que não queremos ser interpretados como uma pessoa rude ou sem sentimentos. Por
isso, se não queres ser mal interpretad@, reflete sobre estas 3 etapas do
método sanduíche e torna-te num@ melhor líder.
Já começaste a fornecer feedback às pessoas que te rodeiam?
Infografia:
https://blog.impulseup.com/feedback-sanduiche/
Manual Avaliação Eficaz,
Toastmasters International, Rev. 6/2011
Adriana Jesus
Vice-Presidente de Relações Públicas
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