Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo


Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

 

Uma das características de um líder é a capacidade de manter a sua equipa motivada, mesmo que esta não esteja a atingir os objetivos estabelecidos. Cabe ao líder saber gerir a forma como irá abordar os aspetos nos quais a equipa tem de melhorar para atingir os resultados pretendidos. Fornecer feedback aos colaboradores, mantendo-os sempre motivados, não é fácil e é preciso treino.


Afinal o que é o feedback?

O feedback é a forma como transmitimos as nossas opiniões, críticas e sugestões sobre as atitudes, comportamentos e/ou desempenhos de terceiros. O fornecimento de um feedback construtivo e positivo tem como objetivo principal reorientar e/ou estimular uma determinada ação nos outros. É importante saber como construir este feedback porque o objetivo é a pessoa se sentir motivada para continuar a melhorar o seu desempenho. Se o feedback for dado de forma ligeira e/ou rude, a pessoa em questão vai ficar desmotivada e os resultados serão ainda piores.


“We all need people who will give us feedback.

That’s how we improve.”

Bill Gates

(Todos nós precisamos de pessoas que nos deem feedback. É assim que melhoramos.)

 

Existem vários métodos para dar feedback a alguém. Neste artigo iremos abordar o método utilizado nos clubes Toastmasters: o método sanduíche.

A verdadeira força do programa Toastmasters é a forma como os membros avaliam os discursos dos seus pares. Falar para uma plateia que não conhecemos, deixa-nos nervosos e, por vezes, sentimo-nos tão mal no palco que perdemos a coragem de lá voltar. É importante termos alguém que nos diga em que aspetos devemos melhorar sem nos desencorajar.

 

Então, o que é o método sanduíche?

O método sanduíche é uma técnica que se divide em três partes, tal e qual como uma sanduíche: a primeira camada de pão, o recheio e a segunda camada de pão.




Vamos a exemplos concretos:

 

👉 A primeira camada de pão

No método sanduíche começa-se com um comentário positivo. Pode-se comentar uma atitude boa ou um aspeto em que a pessoa é realmente competente.

Exemplo 1: Dar feedback a alguém que acabou de fazer um discurso.

“Trouxeste um tema bastante interessante para esta audiência.”

Exemplo 2: Dar feedback a alguém que fez um bolo de chocolate.

“Quando mostraste o teu bolo de chocolate, nasceu-me água na boca.”

 

👉 O recheio

Esta é fase em que se introduzem as sugestões de melhoria. O objetivo desta fase é que a pessoa melhore determinados aspetos. Por esta razão, não vale a pena enumerar todas as sugestões de melhoria que detetámos. De todas as sugestões detetadas, escolhemos apenas 2 ou 3. Assim, a pessoa irá focar-se apenas nessas 2 ou 3 sugestões de melhoria. Caso contrário, a pessoa avaliada poderá ficar desmotivada por ter tantas falhas que não irá conseguir melhorar nenhuma.

Também é importante nesta fase sermos específicos. Se a estrutura de um discurso te pareceu confusa em determinado momento, refere especificamente em que momento foi e sugere outra forma de o fazer.

Exemplo 1: Dar feedback a alguém que acabou de fazer um discurso.

“Quando falavas do camião, eu já não sabia se te referias ao velho ou ao novo. Poderias ter sido mais claro se atribuísses a cada camião uma alcunha e utilizá-la durante todo o discurso. Isto tornaria as referências mais claras e talvez introduzisse algum humor.”

Exemplo 2: Dar feedback a alguém que fez um bolo de chocolate.

“Ao teres feito o bolo de chocolate, poderias ter colocado uma cobertura de chocolate preto, não iria ficar muito mais doce e o teu bolo teria um aspeto mais profissional.”

 

👉 A segunda camada de pão

Esta é a fase onde irás concluir o teu feedback e por isso, nesta fase traz algo de positivo novamente. Deves por exemplo, referir a evolução e crescimento da pessoa em questão. Ao fazeres isto, irás estar a reforçar a atitude de que a pessoa envolvida deve continuar a melhorar, para além de que irá aumentar a sua autoestima.

Exemplo 1: Dar feedback a alguém que acabou de fazer um discurso.

“Muitos Parabéns! Notou-se neste teu discurso que tens estado a implementar todas as sugestões de melhoria que tens recebido nos discursos anteriores. Os resultados dessa implementação estiveram bem presentes neste discurso.”

Exemplo 2: Dar feedback a alguém que fez um bolo de chocolate.

“O bolo tem um sabor ótimo. Estás de parabéns! A consistência da massa tem vindo a melhorar imenso desde a primeira vez que provei um bolo feito por ti. Quando fizeres o próximo, convida-me que eu quero lá estar.”

 

Como vês, dar feedback a alguém requer algum cuidado uma vez que não queremos ser interpretados como uma pessoa rude ou sem sentimentos. Por isso, se não queres ser mal interpretad@, reflete sobre estas 3 etapas do método sanduíche e torna-te num@ melhor líder.

 

Já começaste a fornecer feedback às pessoas que te rodeiam?

 

 

Infografia:

https://www.toastmasters.org/magazine/magazine-issues/2018/nov2018/29-toastmasters-toolbox#:~:text=The%20sandwich%20approach%20is%20the,finish%20with%20another%20positive%20comment.

https://blog.impulseup.com/feedback-sanduiche/

Manual Avaliação Eficaz, Toastmasters International, Rev. 6/2011

 


Adriana Jesus

Vice-Presidente de Relações Públicas



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