Comunicação em reuniões, Lives e Webinars

 



Eu gosto de ver o lado B da Vida. Nem sempre é fácil, é verdade, outras vezes demoro algum tempo até encontrar o lado B, mas costumo encontrá-lo!

 

Com o Covid não tem sido diferente. As pessoas com maior flexibilidade foram aquelas que mais facilmente se adaptaram à “nova realidade” das reuniões e formações pelas várias plataformas online e ao teletrabalho, com todos os desafios que isso nos trouxe!

Apesar de estarmos a viver e a trabalhar online há algum tempo, ainda há alguns erros que são cometidos e que podem denegrir a nossa imagem profissional. Por isso, é sempre bom ler e reler algumas dicas para passarmos uma boa imagem aos nossos chefes, colegas e clientes!

 

Dicas para apresentações (online e presenciais):


👉 Planeia o que vais dizer 

Quando tens uma reunião sabes qual é o tema. Estuda-o, revê os pontos principais, planeia as tuas possíveis intervenções e, eventualmente, perguntas que vais precisar fazer. Se na maioria do tempo estiveres em “modo improviso” corres sérios riscos do outro lado se aperceber disso e nem sempre é bom.


👉 Foco 

Nem sempre compensa falar de 1001 temas em pouco tempo. Quanto mais focado fores, menos te dispersas durante conversa/comunicação.


👉 Escolhe bem a mensagem a passar 

Deve haver coerência entre o que sentes e a mensagem que queres passar. Se não acreditas no que vais dizer, a outra pessoa vai aperceber-se disso.


👉 Linguagem cuidada 

Pode ser informal, mas cuidada. Atenção às muletas verbais e não verbais. Este é um dos pontos fortes dos Toastmasters. Se quiseres saber como eles fazem, aparece numa sessão!


👉 Perguntas

Saber perguntar é uma arte e quem pergunta lidera a conversa e muitas vezes a outra pessoa nem se apercebe! Perguntas abertas abrem um leque de possibilidades de resposta, enquanto que perguntas fechadas não.


👉 Deixa a outra pessoa brilhar 

Se tiveres com um potencial cliente pela primeira vez e quiseres criar empatia e ganhar a confiança dele, deixa-o brilhar. Essa é uma excelente forma de criar rapport! Se cortares constantemente a palavra, estás a chamar a atenção para ti. Pelo contrário, se o deixares falar e apenas conduzires a conversa tudo flui naturalmente e o resultado é muito mais proveitoso.


👉 Hidrata-te 

Um copo com água ao teu lado dá sempre jeito!


👉 Parte final positiva 

Nem todos os temas são agradáveis. Eu sou defensor de que a parte final de qualquer comunicação deve ser impactante e positiva. Se possível, com uma mensagem final e um breve momento de descontração. E claro, se houver convidados, deixa que digam uma última palavra :)

 

Nunca vamos agradar a todos, nem acredito em perfeição.


Acredito, e muito, em melhoria contínua e que todos nós temos muito a aprender, sempre. Por isso, no final guarda sempre uns momentos de reflexão do que correu bem, pontos de melhoria e balanço final.


PS: Que dicas acrescentarias a esta lista? 




Micael Ramos - Life & Executive Coach

Ex-membro 










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