Comunicação em reuniões, Lives e Webinars
Com o Covid não tem sido diferente. As pessoas com maior flexibilidade foram aquelas que mais
facilmente se adaptaram à “nova realidade” das reuniões e formações
pelas várias plataformas online e ao teletrabalho, com todos os desafios que
isso nos trouxe!
Apesar de estarmos a viver e a trabalhar online há algum
tempo, ainda há alguns erros que são cometidos e que
podem denegrir a nossa imagem profissional. Por isso, é sempre bom
ler e reler algumas dicas para passarmos uma boa imagem aos nossos chefes,
colegas e clientes!
Dicas para apresentações
(online e presenciais):
👉 Planeia o que vais dizer
Quando tens uma reunião sabes qual é o tema.
Estuda-o, revê os pontos principais, planeia as tuas possíveis intervenções e,
eventualmente, perguntas que vais precisar fazer. Se na maioria do tempo
estiveres em “modo improviso” corres sérios riscos do outro lado se aperceber
disso e nem sempre é bom.
👉 Foco
Nem
sempre compensa falar de 1001 temas em pouco tempo. Quanto mais focado fores,
menos te dispersas durante conversa/comunicação.
👉 Escolhe bem a mensagem a passar
Deve haver coerência entre o que sentes e a mensagem que
queres passar. Se não acreditas no que vais dizer, a outra pessoa vai
aperceber-se disso.
👉 Linguagem cuidada
Pode ser informal, mas cuidada. Atenção às muletas verbais e não verbais.
Este é um dos pontos fortes dos Toastmasters. Se quiseres saber como eles
fazem, aparece numa sessão!
👉 Perguntas
Saber perguntar é uma arte e quem pergunta lidera a conversa e muitas vezes a
outra pessoa nem se apercebe! Perguntas abertas abrem um leque de
possibilidades de resposta, enquanto que perguntas fechadas não.
👉 Deixa a outra pessoa brilhar
Se tiveres com um potencial cliente pela
primeira vez e quiseres criar empatia e ganhar a confiança dele, deixa-o
brilhar. Essa é uma excelente forma de criar rapport! Se cortares
constantemente a palavra, estás a chamar a atenção para ti. Pelo contrário, se o
deixares falar e apenas conduzires a conversa tudo flui naturalmente e o
resultado é muito mais proveitoso.
👉 Hidrata-te
Um copo com água ao teu lado dá sempre jeito!
👉 Parte final positiva
Nem todos os temas são agradáveis. Eu sou defensor de que a parte final de
qualquer comunicação deve ser impactante e positiva. Se possível, com uma
mensagem final e um breve momento de descontração. E claro, se houver
convidados, deixa que digam uma última palavra :)
Nunca vamos agradar a todos, nem acredito em perfeição.
Acredito, e muito, em melhoria
contínua e que todos nós temos
muito a aprender, sempre. Por isso, no final guarda sempre uns momentos de
reflexão do que correu bem, pontos de melhoria e balanço final.
PS: Que dicas acrescentarias a esta lista?
Micael Ramos - Life & Executive Coach
Ex-membro
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