A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!




A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!

Já pensaste que desde que nascemos aprendemos a fazer diferentes tarefas com base no feedback das outras pessoas?

Na minha opinião, todos já tivemos pelo menos um momento na nossa vida em que o feedback foi essencial para mudar algo em nós (quer seja uma atitude ou começar a fazer uma tarefa de uma forma diferente).

Possivelmente, todos nós nos lembramos de um feedback negativo, alguém que nos desmotivou para realizar determinada tarefa, utilizando apenas uma frase, tal como “Tu não tens jeito para fazer isso, mais valia estar parado”.


Portanto, o que nós queremos na nossa vida é dar e receber feedback construtivo.

“O feedback, quando bem dado, não deve alienar o recetor do feedback, mas deve motivá-lo a ter um bom desempenho.” Anónimo

Ou seja, o feedback é a forma como transmitimos as nossas opiniões, críticas e sugestões sobre as atitudes, comportamentos e/ou desempenhos de terceiros. O fornecimento de um feedback construtivo e positivo tem como objetivo principal reorientar e/ou estimular uma determinada ação nos outros. É importante saber como construí-lo porque o objetivo é a pessoa sentir-se motivada para continuar a melhorar o seu desempenho. Se o feedback for dado de forma ligeira e/ou grosseira, a pessoa em questão vai ficar desmotivada e, possivelmente, os resultados ainda vão ser piores.

O feedback é uma ferramenta fundamental na modelagem de comportamentos e na estimulação da aprendizagem. É, ainda, uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de construção de uma carreira.

Como Ken Blanchard disse o “Feedback é o pequeno almoço dos campeões."


Os seres humanos têm medo de dar e receber feedback, nós não gostamos de ouvir quais são as nossas fraquezas e ainda pior que estas sejam reconhecidas pelos outros. No entanto, através do olhar dos outros é possível eliminar os obstáculos que causam estas fraquezas com o objetivo de as transformar em pontos fortes.

Assim, não nos devemos esquecer que o feedback é uma poderosa ferramenta para:

        Direcionar e focar a atenção das pessoas nos objetivos desejados;

        Incentivar as pessoas a desenvolverem-se;

        Incentivar e reforçar o desempenho desejado;

        Mudar comportamentos e atitudes;

        Incentivar e motivar as pessoas. 

Num artigo da forbes, The art of giving and receiving feedback, identifiquei duas frases muito interessantes: 

1ª Frase - "O melhor feedback é aquele que não sabíamos que precisávamos."  Um novo trabalho ou novas pessoas na tua vida podem-te dar um novo feedback sobre um comportamento, atitude ou tarefa que sempre fizeste da mesma forma e que nunca tinhas colocado em causa fazer de outra forma.

2ª Frase - "Não esperar que os problemas se tornem grandes demais." O ser humano tem medo de dar feedback e, por vezes, deixamos as situações prolongarem-se no tempo, porque não damos o feedback na altura certa e quando o decidimos dar, o problema já tem proporções gigantescas. 


Abaixo, podes ler algumas indicações de como receber e dar feedback. 

Como receber feedback construtivo?

       Estar recetivo ao feedback;Demonstrar interesse pelo que é dito; pois o feedback é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Sê recetivo, mesmo que no momento não seja agradável e posteriormente reflete e tira conclusões;


       Perguntar quando há dúvidas, não faças suposições;


       Solicitar exemplos concretos quando não sabes como mudar;


       Assumir compromissos irá ajudar-te no autodesenvolvimento.  Estabelece metas, prazos, compromissos e foca-te em resultados concretos. 

 

Como dar feedback construtivo?

       Ser específico - Se o feedback for geral ou pouco claro, a mensagem poderá ser mal interpretada. Como resultado, esta pode ser ignorada e nenhuma melhoria ocorrerá. Ou seja, devemos oferecer detalhes específicos sobre o comportamento, atitudes do indivíduo ou realização de tarefas e seu efeito na equipa.


       Ser sincero - Diz ao membro da equipa quais são os efeitos produzidos pelas suas ações.


       Comentar com base na experiência pessoal - Oferece comentários da tua própria experiência ou ponto de vista. Evita dizer: "as pessoas pensam ..." ou "As pessoas dizem ..." Em vez disso, diz "Eu vi ..." ou "Estou preocupado…”


       Dar sugestões de melhoria;


       Terminar com uma nota positiva - Observar o desempenho do membro da equipa após a sessão de feedback. Se ocorrer uma melhoria, elogia o membro. Se a melhoria não ocorrer, oferece feedback novamente ou treina a pessoa.


       Usar o método sandwich. Descobre este método aqui!


Em conclusão, saber dar feedback construtivo também é uma aprendizagem e ao longo da nossa vida vamo-nos  apercebendo das estratégias mais eficazes a usar em cada situação e de como dar feedback.

Todo o feedback construtivo é uma parte insubstituível da nossa vida e permite a nossa evolução, tanto a nível pessoal, como a nível profissional.

 

Infografia:

    Cátia Pereira Garcia - Saber dar e receber Feedback - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

    Manual Toastmasters International- The Leadership Excellence Series -Giving Effective Feedback

    Forbes - The Art Of Giving And Receiving Feedback: https://www.forbes.com/sites/yec/2019/09/19/the-art-of-giving-and-receiving-feedback/?sh=4c9922b5111f

    Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo:  https://figueiradafoztoastmastersclub.blogspot.com/2021/04/ingredientes-necessarios-para-um.html


Diana Simões

Presidente

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