A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!
Já pensaste que desde que nascemos aprendemos a fazer diferentes tarefas com base no feedback das outras pessoas?
Na minha opinião, todos já tivemos pelo menos um momento na nossa vida em que o feedback foi essencial para mudar algo em nós (quer seja uma atitude ou começar a fazer uma tarefa de uma forma diferente).
Possivelmente, todos nós nos lembramos de um feedback negativo, alguém que nos desmotivou para realizar determinada tarefa, utilizando apenas uma frase, tal como “Tu não tens jeito para fazer isso, mais valia estar parado”.
Portanto,
o que nós queremos na nossa vida é dar e receber feedback construtivo.
“O feedback, quando bem dado, não deve alienar o recetor do feedback, mas deve motivá-lo a ter um bom desempenho.” Anónimo
Ou
seja, o feedback é a forma como transmitimos as nossas opiniões,
críticas e sugestões sobre as atitudes, comportamentos e/ou desempenhos de
terceiros. O fornecimento de um feedback construtivo e positivo tem como
objetivo principal reorientar e/ou estimular uma determinada ação nos
outros. É importante saber como construí-lo porque o objetivo é a pessoa sentir-se
motivada para continuar a melhorar o seu desempenho. Se o feedback for dado de
forma ligeira e/ou grosseira, a pessoa em questão vai ficar desmotivada e,
possivelmente, os resultados ainda vão ser piores.
O feedback é uma ferramenta fundamental na modelagem de comportamentos e na estimulação da aprendizagem. É, ainda, uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de construção de uma carreira.
Como Ken Blanchard disse o “Feedback é o pequeno almoço dos campeões."
Os
seres humanos têm medo de dar e receber feedback, nós não gostamos de ouvir
quais são as nossas fraquezas e ainda pior que estas sejam reconhecidas pelos
outros. No entanto, através do olhar dos outros é possível eliminar os
obstáculos que causam estas fraquezas com o objetivo de as transformar em
pontos fortes.
Assim, não nos devemos esquecer que o
feedback é uma poderosa ferramenta para:
●
Direcionar
e focar a atenção das pessoas nos objetivos desejados;
●
Incentivar
as pessoas a desenvolverem-se;
●
Incentivar
e reforçar o desempenho desejado;
●
Mudar
comportamentos e atitudes;
●
Incentivar
e motivar as pessoas.
Num artigo da forbes, The art of giving and receiving feedback, identifiquei duas frases muito interessantes:
1ª Frase -
"O melhor feedback é aquele que não sabíamos que precisávamos." Um novo trabalho ou novas pessoas na tua vida
podem-te dar um novo feedback sobre um comportamento, atitude ou tarefa que
sempre fizeste da mesma forma e que nunca tinhas colocado em causa fazer de
outra forma.
2ª Frase - "Não esperar que os problemas se tornem grandes demais." O ser humano tem medo de dar feedback e, por vezes, deixamos as situações prolongarem-se no tempo, porque não damos o feedback na altura certa e quando o decidimos dar, o problema já tem proporções gigantescas.
Abaixo, podes ler algumas indicações de como receber e dar feedback.
Como receber feedback construtivo?
● Estar recetivo ao feedback;Demonstrar interesse pelo que é dito; pois o feedback é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Sê recetivo, mesmo que no momento não seja agradável e posteriormente reflete e tira conclusões;
● Perguntar
quando há dúvidas, não faças suposições;
● Solicitar exemplos concretos quando não sabes como mudar;
● Assumir compromissos irá ajudar-te no autodesenvolvimento. Estabelece metas, prazos, compromissos e foca-te em resultados concretos.
Como dar
feedback construtivo?
● Ser
específico - Se o feedback for geral ou pouco claro, a mensagem poderá ser mal
interpretada. Como resultado, esta pode ser ignorada e nenhuma melhoria
ocorrerá. Ou seja, devemos oferecer detalhes específicos sobre o comportamento,
atitudes do indivíduo ou realização de tarefas e seu efeito na equipa.
● Ser
sincero - Diz ao membro da equipa quais são os efeitos produzidos pelas suas
ações.
● Comentar
com base na experiência pessoal - Oferece comentários da tua própria
experiência ou ponto de vista. Evita dizer: "as pessoas pensam ..."
ou "As pessoas dizem ..." Em vez disso, diz "Eu vi ..." ou
"Estou preocupado…”
● Dar
sugestões de melhoria;
● Terminar com uma nota positiva - Observar o desempenho do membro da equipa após a sessão de feedback. Se ocorrer uma melhoria, elogia o membro. Se a melhoria não ocorrer, oferece feedback novamente ou treina a pessoa.
● Usar o método sandwich. Descobre este método aqui!
Em conclusão, saber
dar feedback construtivo também é uma aprendizagem e ao longo da nossa vida
vamo-nos apercebendo das estratégias
mais eficazes a usar em cada situação e de como dar feedback.
Todo o feedback construtivo é uma parte insubstituível
da nossa vida e permite a nossa evolução, tanto a nível pessoal, como a nível
profissional.
Infografia:
● Cátia Pereira Garcia - Saber dar e receber
Feedback - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
● Manual Toastmasters International- The Leadership Excellence Series -Giving Effective Feedback
● Forbes - The Art Of Giving And Receiving
Feedback: https://www.forbes.com/sites/yec/2019/09/19/the-art-of-giving-and-receiving-feedback/?sh=4c9922b5111f
● Ingredientes
necessários para um feedback positivo e construtivo: https://figueiradafoztoastmastersclub.blogspot.com/2021/04/ingredientes-necessarios-para-um.html
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