Como organizar um discurso?
Quem nunca teve dúvidas de como organizar um
discurso?
Por vezes, estás mais tempo a pensar qual a
melhor forma de apresentar o teu discurso do que a treiná-lo.
A organização do discurso é um ponto essencial para
criarmos um excelente discurso e conseguirmos passar a mensagem principal do
nosso discurso à audiência. Assim, é fundamental pensarmos como vamos passar as
ideias-chave e a ordem com que estas aparecem no nosso discurso.
Antes
de começarmos a organizar o discurso devemos pensar como queremos apresentá-lo.
Podemos apresentar o nosso discurso de uma forma humorística, persuasiva,
informativa, demonstrativa ou adotar qualquer outro estilo que nos agrade e
apoie o conteúdo a ser apresentado, uma vez que, a organização é influenciada
pelo estilo de apresentação.
Partilhamos algumas dicas para ajudar-te na organização do discurso:
- Começa por anotar a ideia ou ideias-chave do teu discurso;
- Faz um esboço do teu discurso (deve ser organizado de forma lógica e sequencial e refletir a mensagem principal do discurso);
- Em alternativa, podes ainda criar um mapa mental (mindmap).
Primeira
parte do discurso, a Introdução.
Na introdução vamos dizer à nossa audiência
sobre o que vamos falar.
A introdução é uma das partes mais
importantes do nosso discurso.
Os primeiros dois minutos de um discurso
devem ser convincentes o suficiente para que o público esteja ansioso para
ouvir mais. A introdução familiariza o público com o
tópico e ajuda a estabelecer uma ligação entre o orador e a audiência. A
introdução não deve ser muito extensa.
Dica importante: devemos utilizar a introdução para captar a
atenção da audiência. Se não cativarmos logo a audiência no início, esta não
irá estar atenta ao nosso discurso. Por exemplo, podemos começar com uma
citação, usar um tom de voz diferente, fazer uma pergunta retórica, fazer um
pequeno momento de humor, ou seja, usa
a tua criatividade nesta parte.
Segunda
parte do discurso, o desenvolvimento.
É durante esta segunda fase que transmitimos
a mensagem principal do nosso discurso.
Agora já temos a atenção da nossa audiência e
esta já está envolvida no discurso. Nesta parte, devemos concentrar-nos no
ponto central da apresentação usando: ideia principal ou ideias-chave. Deves certificar-te de que cada ponto está
apoiado por material de apoio, como estatísticas, citações ou outras
informações pesquisadas.
Nesta parte devemos evitar ser exaustivos na
apresentação de conteúdo e apresentar os conteúdos que consideramos essenciais.
Também temos de ter cuidado com o material de
apoio, tentar não apresentar muito material de apoio, porque a nossa audiência
poderá ficar confusa. Devemos apresentar apenas o material de apoio que
reforçam a nossa mensagem.
Por exemplo, para reforçar a nossa mensagem
num discurso, queríamos apresentar o mapa de Portugal durante o discurso, ou
seja, apresentamos apenas um mapa, não vamos apresentar dois ou três mapas
diferentes. Depois acaba por ser excesso de informação e a audiência fica
confusa.
Quando preparamos um discurso devemos pensar
sempre em simplificar a forma como queremos apresentar a ideia ou ideias-chave.
Quando estamos a organizar o desenvolvimento
e a ordem como queremos passar as ideias -chave,
devemos criar pequenos momentos para cativar a atenção do nosso publico e trazê-los
de volta ao nosso discurso, uma vez que é natural as pessoas se distraírem.
Podemos usar para isso perguntas retóricas, utilizar a variedade vocal ao longo
do discurso, interagir com o público, inserir um momento humorístico no
discurso, entre outras formas para captarmos outra vez o nosso público.
A
terceira parte é a conclusão
Usar os momentos finais do tempo disponível para
resumir o que se acabou de dizer.
Os últimos momentos de uma apresentação são
cruciais para o nosso público se recordar da nossa mensagem. O público
lembrar-se-á mais facilmente de uma apresentação com um bom desfecho e
raramente lembrar-se-á de apresentações com um desfecho normal, sem novidade
nem energia.
Devemos evitar acabar o discurso com as
seguintes frases: “É tudo, obrigado…” Era isto que tinha para apresentar...” Ao
acabar desta maneira parece que não estamos a valorizar o nosso discurso e todo
o tempo que investimos na sua criação.
Em suma, devemos escolher um tema que nos
seja familiar e fácil de organizar. Devemos organizar o nosso discurso de forma
a ter uma introdução e conclusão impactantes, porém não devemos nos esquecer
que o desenvolvimento é muito importante dado que é nesta parte que
transmitimos a nossa mensagem principal e devemos criar pequenos momentos que
cativam a atenção da nossa audiência.
À medida que vais organizando e apresentando
discursos irás aprender novas técnicas para usar nas várias partes do discurso,
ou seja, vais aprendendo fazendo.
Durante o discurso devemos passar toda a
nossa energia para o público e assim, vamos conseguir transmitir de forma
eficaz a nossa mensagem principal.
Termino com uma citação Simon Sinek, Escritor e perito em marketing:
“O objetivo não é ser perfeito no final. O objetivo é ser melhor amanhã!”
Infografia:
Manual das
Toastmasters International, Better Speaker Series 270_279 - ORGANIZING YOUR
SPEECH
Impacto – Como comunicar em público, Norberto
Amaral.
Diana Simões
Vice Presidente de Educação
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