Como organizar um discurso?

 


Quem nunca teve dúvidas de como organizar um discurso?

Por vezes, estás mais tempo a pensar qual a melhor forma de apresentar o teu discurso do que a treiná-lo.

 

A organização do discurso é um ponto essencial para criarmos um excelente discurso e conseguirmos passar a mensagem principal do nosso discurso à audiência. Assim, é fundamental pensarmos como vamos passar as ideias-chave e a ordem com que estas aparecem no nosso discurso.

Antes de começarmos a organizar o discurso devemos pensar como queremos apresentá-lo. Podemos apresentar o nosso discurso de uma forma humorística, persuasiva, informativa, demonstrativa ou adotar qualquer outro estilo que nos agrade e apoie o conteúdo a ser apresentado, uma vez que, a organização é influenciada pelo estilo de apresentação.

 

Partilhamos algumas dicas para ajudar-te na organização do discurso:

  • Começa por anotar a ideia ou ideias-chave do teu discurso;
  • Faz um esboço do teu discurso (deve ser organizado de forma lógica e sequencial e refletir a mensagem principal do discurso);
  • Em alternativa, podes ainda criar um mapa mental (mindmap).

Um dos métodos mais básicos de organizar um discurso é dividi-lo em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Primeira parte do discurso, a Introdução. 

Na introdução vamos dizer à nossa audiência sobre o que vamos falar.

A introdução é uma das partes mais importantes do nosso discurso.

Os primeiros dois minutos de um discurso devem ser convincentes o suficiente para que o público esteja ansioso para ouvir mais. A introdução familiariza o público com o tópico e ajuda a estabelecer uma ligação entre o orador e a audiência. A introdução não deve ser muito extensa.

Dica importante: devemos utilizar a introdução para captar a atenção da audiência. Se não cativarmos logo a audiência no início, esta não irá estar atenta ao nosso discurso. Por exemplo, podemos começar com uma citação, usar um tom de voz diferente, fazer uma pergunta retórica, fazer um pequeno momento de humor, ou seja, usa a tua criatividade nesta parte.

 


Segunda parte do discurso, o desenvolvimento.

É durante esta segunda fase que transmitimos a mensagem principal do nosso discurso.

Agora já temos a atenção da nossa audiência e esta já está envolvida no discurso. Nesta parte, devemos concentrar-nos no ponto central da apresentação usando: ideia principal ou ideias-chave. Deves certificar-te de que cada ponto está apoiado por material de apoio, como estatísticas, citações ou outras informações pesquisadas.

Nesta parte devemos evitar ser exaustivos na apresentação de conteúdo e apresentar os conteúdos que consideramos essenciais. Também temos de ter cuidado com o material de apoio, tentar não apresentar muito material de apoio, porque a nossa audiência poderá ficar confusa. Devemos apresentar apenas o material de apoio que reforçam a nossa mensagem.

Por exemplo, para reforçar a nossa mensagem num discurso, queríamos apresentar o mapa de Portugal durante o discurso, ou seja, apresentamos apenas um mapa, não vamos apresentar dois ou três mapas diferentes. Depois acaba por ser excesso de informação e a audiência fica confusa.

Quando preparamos um discurso devemos pensar sempre em simplificar a forma como queremos apresentar a ideia ou ideias-chave.

Quando estamos a organizar o desenvolvimento e a ordem como queremos passar as ideias -chave, devemos criar pequenos momentos para cativar a atenção do nosso publico e trazê-los de volta ao nosso discurso, uma vez que é natural as pessoas se distraírem. Podemos usar para isso perguntas retóricas, utilizar a variedade vocal ao longo do discurso, interagir com o público, inserir um momento humorístico no discurso, entre outras formas para captarmos outra vez o nosso público.

 

A terceira parte é a conclusão

Usar os momentos finais do tempo disponível para resumir o que se acabou de dizer.

Os últimos momentos de uma apresentação são cruciais para o nosso público se recordar da nossa mensagem. O público lembrar-se-á mais facilmente de uma apresentação com um bom desfecho e raramente lembrar-se-á de apresentações com um desfecho normal, sem novidade nem energia.

Devemos evitar acabar o discurso com as seguintes frases: “É tudo, obrigado…” Era isto que tinha para apresentar...” Ao acabar desta maneira parece que não estamos a valorizar o nosso discurso e todo o tempo que investimos na sua criação.

 

Em suma, devemos escolher um tema que nos seja familiar e fácil de organizar. Devemos organizar o nosso discurso de forma a ter uma introdução e conclusão impactantes, porém não devemos nos esquecer que o desenvolvimento é muito importante dado que é nesta parte que transmitimos a nossa mensagem principal e devemos criar pequenos momentos que cativam a atenção da nossa audiência.

À medida que vais organizando e apresentando discursos irás aprender novas técnicas para usar nas várias partes do discurso, ou seja, vais aprendendo fazendo.

Durante o discurso devemos passar toda a nossa energia para o público e assim, vamos conseguir transmitir de forma eficaz a nossa mensagem principal.

 

Termino com uma citação Simon Sinek, Escritor e perito em marketing:

“O objetivo não é ser perfeito no final. O objetivo é ser melhor amanhã!”

 

Infografia:

Manual das Toastmasters International, Better Speaker Series 270_279 - ORGANIZING YOUR SPEECH

Impacto – Como comunicar em público, Norberto Amaral.



Diana Simões

Vice Presidente de Educação




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!