Bons líderes comunicam bem
Bons líderes comunicam bem
A comunicação eficaz não é uma competência opcional para
um líder. É um aspeto crítico. Eu acredito com certeza que é impossível ser um
bom líder sem se ser também um bom comunicador. Infelizmente, hoje em dia,
muitas pessoas em cargos de liderança e gestão carecem de competências cruciais
de comunicação. Isso pode ser desastroso
do ponto de vista comercial. O “The Project Management Institute”, uma
organização americana sem fins lucrativos, divulgou um relatório em 2019 sobre o fracasso dos
projetos comerciais. De acordo com este relatório, a comunicação pouco clara
por parte da direção
das empresas foi uma das principais razões para o fracasso dos projetos. Na
verdade, 33% dos projetos falharam nesse
ano devido a uma comunicação ineficaz.
Caro leitor, se já tens um papel decisor no trabalho ou
na tua comunidade e desejas aprimorar
as tuas competências de liderança, ou desejas cultivar essas mesmas
competências para poderes assumir uma posição de liderança no futuro, estás no
lugar certo. A Toastmasters ajuda os seus membros a desenvolver e melhorar as
suas competências de comunicação necessárias para serem bons líderes. Vamos dar
uma vista de olhos
aos elementos de uma comunicação eficaz pela perspetiva da liderança:
Em primeiro lugar, a
comunicação eficaz é clara, concisa e bem estruturada:
Vivemos num mundo onde os prazos são apertados e cada
minuto conta. Num ambiente de trabalho, as pessoas não têm tempo, nem energia
para decifrar
instruções enigmáticas ou pedir repetidamente esclarecimentos ao seu superior.
Portanto, uma comunicação clara e concisa é muito importante. Líderes eficazes
mantêm a sua comunicação simples, evitando linguagem complicada. Eles organizam
os seus pensamentos e ideias, dividem as informações em tópicos e apresentam-nos de maneira
fácil de absorver e lembrar.
Bons líderes também não assumem que a sua mensagem foi
recebida exatamente da maneira como eles pretendem transmiti-la. Eles fazem
check-in para verificar se a sua mensagem foi entendida corretamente e, se não
foi, eles não culpam o seu público. Em vez disso, eles refletem sobre como
podem melhorar a sua comunicação para transmitir a mensagem com mais clareza no
futuro.
Na Toastmasters aprendemos a ser concisos na nossa
comunicação, pois temos que entregar todos os nossos discursos dentro de um
determinado prazo. Uma grande diversidade de projetos no nosso programa promove
também o desenvolvimento de competências para estruturar ideias de maneira lógica. Após cada discurso,
um avaliador dá-nos feedback sobre a clareza e o fluxo lógico das nossas ideias e oferece-nos sugestões
para melhorar.
Em segundo lugar, a
comunicação eficaz é um diálogo, não um monólogo
Comunicar bem não
significa ser um bom orador. Frequentemente, trata-se de ser um bom ouvinte.
Líderes eficazes reconhecem que a comunicação é uma via de mão dupla e o que
ouvem é muitas vezes mais importante do que o que dizem. Eles fazem perguntas
aos membros da sua equipa e incentivam-nos a responder com franqueza. Os
verdadeiros líderes não dão ordens. Eles
encorajam todas as vozes a
falar e pedir sugestões. É um estilo de liderança que funciona muito bem. Um
estudo do “The Journal of Business and Psychology” descobriu que os líderes
carismáticos e orientados para o ser humano eram mais comunicativos com a sua
equipa. Por outro lado, a liderança orientada para a tarefa foi geralmente associada
a ser menos comunicativa. Em que equipa tu preferias trabalhar?
O programa Toastmasters dá muita importância ao
desenvolvimento de competências de escuta. Nas sessões do clube, os membros podem desempenhar uma
variedade de funções que exigem
que eles ouçam atentamente
o que os outros estão a dizer, em vez de planear o que dirão em seguida. Isso capacita-os a tornarem-se
ouvintes ativos com capacidade para se concentrarem totalmente na compreensão
da perspetiva da outra pessoa.
O terceiro elemento da
comunicação eficaz é a visibilidade e a disponibilidade
Como é trabalhar com um chefe ou líder de equipa que te
dá tarefas, mas que não está disponível quando precisas da sua opinião para
prosseguir? Frustrante, certo? Antes da pandemia, tinhas um chefe ou líder de
equipa que apenas dava instruções por e-mail e raramente se incomodava em passar no teu
escritório para dizer olá ou perguntar como estavam as coisas? Isso não cria
exatamente uma sensação calorosa ou entusiasmo para um bom desempenho, certo?
Bons líderes não comunicam apenas por e-mail e através de
informações transmitidas em reuniões. Eles também estão presentes e disponíveis
sempre que a sua equipa precisa. A comunicação no contexto da liderança exige que os líderes
estejam presentes, visíveis, acessíveis e disponíveis para com os
colaboradores. Isso cria confiança e melhora a motivação e o desempenho da equipa como
um todo.
Finalmente, uma boa comunicação
é autêntica
Consegues pensar em alguns políticos locais ou líderes
mundiais que falam com uma eloquência incrível, mas que são tão obviamente
falsos, que te fazem sentir um pouco de enjoo ao ouvi-los? Eu certamente consigo citar
alguns!
Quando se trata de liderança, comunicar com eloquência é
importante, mas ser real é ainda mais. As pessoas seguem intuitivamente líderes que são honestos e
sinceros na sua comunicação. Eles querem e respeitam líderes que encontraram a sua própria
voz e não estão a tentar imitar outra pessoa.
Para mim, a oportunidade de praticar uma comunicação
autêntica é uma das maiores alegrias de ser membro da Toastmasters. Através de
todos os diferentes projetos do programa, podemos explorar tópicos pelos quais
nos apaixonamos e
encontrar a nossa própria voz. Também não existe um “modelo” que os nossos líderes de clube, área
e divisão precisem de seguir. Cada um dos líderes Toastmasters comunica de uma
maneira única, trazendo variedade
e diversão para as nossas sessões e eventos.
Em conclusão, comunicação e liderança estão profundamente conectadas. Os líderes eficazes comunicam a
sua mensagem de forma clara, concisa e bem estruturada. Eles reconhecem que a
comunicação é um diálogo, não um monólogo, e constantemente envolvem-se nas
conversas com os membros da sua equipa. Eles mantêm-se visíveis e disponíveis
para a sua equipa e comunicam com sinceridade e autenticidade. Acredito com
certeza que é impossível tornarmo-nos grandes líderes sem sermos grandes
comunicadores.
Madeleine Op't Hof
Membro
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