Bons líderes comunicam bem

 


Bons líderes comunicam bem

A comunicação eficaz não é uma competência opcional para um líder. É um aspeto crítico. Eu acredito com certeza que é impossível ser um bom líder sem se ser também um bom comunicador. Infelizmente, hoje em dia, muitas pessoas em cargos de liderança e gestão carecem de competências cruciais de comunicação. Isso pode ser desastroso do ponto de vista comercial. O “The Project Management Institute”, uma organização americana sem fins lucrativos, divulgou um relatório em 2019 sobre o fracasso dos projetos comerciais. De acordo com este relatório, a comunicação pouco clara por parte da direção das empresas foi uma das principais razões para o fracasso dos projetos. Na verdade, 33% dos projetos falharam  nesse ano devido a uma comunicação ineficaz.

 

Caro leitor, se já tens um papel decisor no trabalho ou na tua comunidade e desejas aprimorar as tuas competências de liderança, ou desejas cultivar essas mesmas competências para poderes assumir uma posição de liderança no futuro, estás no lugar certo. A Toastmasters ajuda os seus membros a desenvolver e melhorar as suas competências de comunicação necessárias para serem bons líderes. Vamos dar uma vista de olhos aos elementos de uma comunicação eficaz pela perspetiva da liderança:

 

Em primeiro lugar, a comunicação eficaz é clara, concisa e bem estruturada:

Vivemos num mundo onde os prazos são apertados e cada minuto conta. Num ambiente de trabalho, as pessoas não têm tempo, nem energia para decifrar instruções enigmáticas ou pedir repetidamente esclarecimentos ao seu superior. Portanto, uma comunicação clara e concisa é muito importante. Líderes eficazes mantêm a sua comunicação simples, evitando linguagem complicada. Eles organizam os seus pensamentos e ideias, dividem as informações em tópicos e apresentam-nos de maneira fácil de absorver e lembrar.

Bons líderes também não assumem que a sua mensagem foi recebida exatamente da maneira como eles pretendem transmiti-la. Eles fazem check-in para verificar se a sua mensagem foi entendida corretamente e, se não foi, eles não culpam o seu público. Em vez disso, eles refletem sobre como podem melhorar a sua comunicação para transmitir a mensagem com mais clareza no futuro.

 

Na Toastmasters aprendemos a ser concisos na nossa comunicação, pois temos que entregar todos os nossos discursos dentro de um determinado prazo. Uma grande diversidade de projetos no nosso programa promove também o desenvolvimento de competências para estruturar ideias de maneira lógica. Após cada discurso, um avaliador dá-nos feedback sobre a clareza e o fluxo lógico das nossas ideias e oferece-nos sugestões para melhorar.

 

Em segundo lugar, a comunicação eficaz é um diálogo, não um monólogo

Comunicar bem não significa ser um bom orador. Frequentemente, trata-se de ser um bom ouvinte. Líderes eficazes reconhecem que a comunicação é uma via de mão dupla e o que ouvem é muitas vezes mais importante do que o que dizem. Eles fazem perguntas aos membros da sua equipa e incentivam-nos a responder com franqueza. Os verdadeiros líderes não dão ordens. Eles encorajam todas as vozes a falar e pedir sugestões. É um estilo de liderança que funciona muito bem. Um estudo do “The Journal of Business and Psychology” descobriu que os líderes carismáticos e orientados para o ser humano eram mais comunicativos com a sua equipa. Por outro lado, a liderança orientada para a tarefa foi geralmente associada a ser menos comunicativa. Em que equipa tu preferias trabalhar?

 

O programa Toastmasters dá muita importância ao desenvolvimento de competências de escuta. Nas sessões do clube, os membros podem desempenhar uma variedade de funções que exigem que eles ouçam atentamente o que os outros estão a dizer, em vez de planear o que dirão em seguida. Isso capacita-os a tornarem-se ouvintes ativos com capacidade para se concentrarem totalmente na compreensão da perspetiva da outra pessoa.

 

O terceiro elemento da comunicação eficaz é a visibilidade e a disponibilidade

Como é trabalhar com um chefe ou líder de equipa que te dá tarefas, mas que não está disponível quando precisas da sua opinião para prosseguir? Frustrante, certo? Antes da pandemia, tinhas um chefe ou líder de equipa que apenas dava instruções por e-mail e raramente se incomodava em passar no teu escritório para dizer olá ou perguntar como estavam as coisas? Isso não cria exatamente uma sensação calorosa ou entusiasmo para um bom desempenho, certo?

 

Bons líderes não comunicam apenas por e-mail e através de informações transmitidas em reuniões. Eles também estão presentes e disponíveis sempre que a sua equipa precisa. A comunicação no contexto da liderança exige que os líderes estejam presentes, visíveis, acessíveis e disponíveis para com os colaboradores. Isso cria confiança e melhora a motivação e o desempenho da equipa como um todo.

 

Finalmente, uma boa comunicação é autêntica

Consegues pensar em alguns políticos locais ou líderes mundiais que falam com uma eloquência incrível, mas que são tão obviamente falsos, que te fazem sentir um pouco de enjoo ao ouvi-los? Eu certamente consigo citar alguns!

 

Quando se trata de liderança, comunicar com eloquência é importante, mas ser real é ainda mais. As pessoas seguem intuitivamente líderes que são honestos e sinceros na sua comunicação. Eles querem e respeitam líderes que encontraram a sua própria voz e não estão a tentar imitar outra pessoa.

 

Para mim, a oportunidade de praticar uma comunicação autêntica é uma das maiores alegrias de ser membro da Toastmasters. Através de todos os diferentes projetos do programa, podemos explorar tópicos pelos quais nos apaixonamos e encontrar a nossa própria voz. Também não existe um “modelo” que os nossos líderes de clube, área e divisão precisem de seguir. Cada um dos líderes Toastmasters comunica de uma maneira única, trazendo variedade e diversão para as nossas sessões e eventos.

 

Em conclusão, comunicação e liderança estão profundamente conectadas. Os líderes eficazes comunicam a sua mensagem de forma clara, concisa e bem estruturada. Eles reconhecem que a comunicação é um diálogo, não um monólogo, e constantemente envolvem-se nas conversas com os membros da sua equipa. Eles mantêm-se visíveis e disponíveis para a sua equipa e comunicam com sinceridade e autenticidade. Acredito com certeza que é impossível tornarmo-nos grandes líderes sem sermos grandes comunicadores.

Madeleine Op't Hof

Membro


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