Growth Mindset [Parte II]

 


E tu estás parado ou a crescer?

Começo esta segunda parte de dicas para desenvolver um growth mindset por vos confessar uma coisa, existe algo que muda ao longo da nossa vida, o nosso mindset. O growth mindset é o mindset que nos leva ao sucesso, que nos ensina a aprender com os nossos erros, que nos desafia, que nos faz sair das nossas zonas de conforto e experimentar coisas novas.


Descobre abaixo, mais sete dicas para teres um growth mindset:

9º Descobrir caminhos diferentes:

Ter um Growth Mindset significa trabalhar de forma mais inteligente. Para tal, é necessário entender que existem diferentes estilos de aprendizagem, ou seja, se estás disposto a tentar várias abordagens para adquirir novas habilidades e com o tempo irás-te aperceber de qual é a melhor abordagem a utilizar em determinada situação. Se acreditas que podes alcançar algo escolhendo um novo caminho, isso desencadeará ações, o que diversificará as tuas oportunidades de aprendizagem e levará ao teu crescimento pessoal.

 

10º Focar-se no processo e não no resultado final:

Se te concentrares apenas nos resultados dos teus testes, notas, peso, salário, etc, tens um fixed mindset. Porém, se te focares em hábitos positivos, em novas estratégias de fazeres determinadas tarefas, tudo isto irá levar-te ao resultado final e assim irás começar a crescer e a desenvolver-te.


11º Conhecer e abraçar as fraquezas:

É muito importante ter um autoconhecimento de nós mesmos. Para tal, devemos autoanalisar os nossos pontos fortes e as nossas fraquezas, bem como as nossas oportunidades e as ameaças que podemos encontrar no caminho, basicamente devemos fazer uma análise SWOT de nós próprios. Ter a consistência das nossas fraquezas é muito importante para as ultrapassar ou para as minimizar.


12º Dar Feedback Construtivo:

Pessoas com Growth Mindset não têm medo do sucesso das outras pessoas, em vez disso elas ficam orgulhosas com o sucesso dos outros. Portanto, também gostam de as ver a ter sucesso, assim sempre que necessário elas darão feedback positivo e construtivo.

Sabias que dar feedback positivo e construtivo é uma competência que podes desenvolver nos clubes Toastmasters?


13º Persistência face a contratempos:

Não desistir ao primeiro grande contratempo, em vez disso deve-se criar soluções e estratégias para o ultrapassar.


14º Privilegiar a aprendizagem na vez de procurar aprovação:

Privilegiar aprender com as situações em vez de obter a aprovação dos outros. Não tenhas medo de ter opiniões diferentes das outras pessoas ou de sugerires estratégias diferentes, mas claro, sempre de uma forma respeitosa. Até podes vir a concordar no futuro com as opiniões dos outros dado que estás sempre a experienciar coisas novas.


15º Talento é dinâmico e deve estar sempre em constante melhoramento:

Podes sempre aprimorar o talento que tens para determinadas tarefas, com a prática melhoramos o nosso trabalho.


Agora que leste este artigo, tira alguns minutos para refletires sobre a forma como te posicionas na vida e depois pensa o que podes mudar, o que podes aprender, como te podes desafiar. E lembra-te disto até ao fim dos teus dias: estás a construir a melhor versão de ti mesmo.


Lê a primeira parte deste artigo em: https://figueiradafoztoastmastersclub.blogspot.com/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!