Gestão de Conflitos - Parte II

 


O conflito surge quando é necessário fazer uma escolha, tomada de decisão ou ação e existem, pelo menos, duas partes que estão em desacordo relativamente a um tema comum.


É normal existirem conflitos, mas a forma que lidamos com eles pode influenciar as relações que temos e os resultados que obtemos. Claro que a manutenção de um conflito depende sempre de várias partes, mas tens mais controlo na forma como geres um (potencial) conflito do que tu pensas.


Na semana passada partilhámos 6 situações que podem promover conflitos. Hoje partilhamos mais 7:


7 - Diferentes objetivos e/ou prioridades


Esta é uma grande fonte de conflitos dentro de uma empresa. Diferentes pessoas e/ou equipas teem objetivos diferentes e o grau de urgência que diferentes áreas dão a um tema é totalmente diferente em função dos seus objetivos. Estas situações criam conflitos dado que parece que a equipa que está a “desvalorizar” a situação não se importa.


Sempre que estás a tratar de uma situação tenta sempre manter a mente aberta de forma a tentar perceber como essa situação pode afetar outras áreas e/ou pessoas.


Caso estejas numa situação que necessitas da colaboração de outra equipa que não está a dar prioridade e algo que para ti é urgente, fala com alguém dessa equipa, pede o apoio deles e explica-lhes porque que essa situação é importante para ti e porque motivo precisas do apoio deles.



8 - Pensar demais


No dia-a-dia temos centenas ou milhares de interações. É normal que algumas delas não corram tão bem quanto outras e gerem pequenos desentendimentos e/ou confusões. Muitas vezes estas pequenas situações teem baixa importância para serem discutidas, mas ficamos com as mesmas guardadas e vamos pensando nisso e criando um sentimento negativo à volta da situação.


Nas tuas interações do dia-a-dia, lembra-te que situações como as acima descritas podem ocorrer e, provavelmente, as outras pessoas não pretendiam criar essas confusões/desentendimentos. Se a situação for de baixa importância segue em frente, mas caso tenha importância fala com as respectivas pessoas e esclarece devidamente a situação.



9 - Mentir



A mentira pode ser a causadora de grandes conflitos, muitas vezes, irreparáveis!


Nunca mintas deliberadamente aos teus colegas, pois é errado e pode ter um grande impacto em todo o ambiente da tua equipa!


Caso detetes que um colega teu mentiu deliberadamente reflete qual a melhor ação a tomar face a essa situação: falar com ele de forma a garantir que essa situação não volta a acontecer ou reportar a situação à chefia. 



10 - Impactos colaterais


Numa empresa existem várias equipas que trabalham entre si de forma a ajudarem a atingir a missão da empresa. É frequente diferentes equipas terem diferentes objetivos, e por vezes, uma equipa na tentativa de concretização do seu objetivo afeta negativamente outra equipa. Estas situações não são desejáveis, mas acontecem.


Se esta situação acontecer não deves ficar chateado com a situação. Deves tentar perceber com a outra equipa qual foi a motivação deles para aquela ação e perceber se existe forma de eliminar ou diminuir o impacto na tua área. Se tal não for possível, deves perceber qual é a prioridade/alinhamento das chefias de forma a perceber qual o melhor rumo a tomar e se faz sentido manter este impacto colateral.



11 - Opiniões diferentes


É normal termos opiniões diferentes, mas por vezes, diferenças de opinião geram discussões e criam conflitos sem necessidade.


Nunca deves promover o conflito quando estás a discutir um tema com um colega. Deves dar sempre espaço para que o teu colega possa dar a sua opinião livremente e para que possam os dois discutir os pontos em discórdia e, desta forma, tentarem chegar a um consenso razoável para ambas as partes.



12 - Discriminação


A discriminação ainda continua a ser uma fonte de conflitos nos mais variados contextos e deve ser eliminada.


Nunca deves promover comentários que discriminem outra pessoa. Este tipo de comentários transgridem os direitos dessa pessoa e geram frequentemente conflitos, muitas vezes irreparáveis. Diz não há discriminação!


Caso tenhas sido alvo de discriminação deves avaliar qual é a melhor forma de lídar com a situação (falar diretamente com a pessoa e explicar-lhe como essa situação te afeta; reportar a uma chefia ou pedir apoio a outra pessoa, etc.). 



13 - Amizades


A amizade, por vezes, também pode ser uma fonte de conflitos no trabalho. Não saber distinguir a amizade que temos com um amigo da relação profissional que devemos ter com essa pessoa pode gerar situações que promovam o conflito, tendo impacto na vida profissional e pessoal dos visados.


Caso trabalhes diretamente com amigos deves ter sempre presente que no trabalho a vossa relação é profissional e independente da vossa relação pessoal e garantir que ambas as partes têm noção disso e que sabem separar. Alguma situação que ocorre num dos meios, não deve nunca transpor-se para o outro meio!



A gestão de um conflito nem sempre é fácil dado que também depende da forma de reagir de outras pessoas, mas saberes como agir perante um conflito vai ajudar-te a mediar estas situações e a desenvolveres esta competência que é tão importante num líder.


Nos Toastmasters também treinamos o desenvolvimento da competência de gestão de conflitos durante as sessões e durante os projetos que realizamos. Nem sempre estamos de acordo ou agimos como outros esperavam! Mas não deixamos o conflito abalar a nossa relação e o nosso clube, sabemos sempre lidar de forma correta e resolver os (potenciais) conflitos que surgem!


Visita-nos para ficares a saber mais.


Tiago Almeida
Vice Presidente de Relações Públicas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!