Gestão de Conflitos - Parte I

 


O conflito surge quando é necessário fazer uma escolha, tomada de decisão ou ação e existem, pelo menos, duas partes que estão em desacordo relativamente a um tema comum.


É normal existirem conflitos, mas a forma que lidamos com eles pode influenciar as relações que temos e os resultados que obtemos. Claro que a manutenção de um conflito depende sempre de várias partes, mas tens mais controlo na forma como geres um (potencial) conflito do que tu pensas.


Ao longo deste artigo partilhamos contigo algumas situações que geram conflitos e damos algumas dicas de como deves lídar com essas situações:


1 - Boatos


Em qualquer contexto, seja ele profissional ou não, existem sempre acontecimentos que as pessoas comentam. 

Contudo, existem acontecimentos que nada dizem respeito às outras pessoas, mas elas falam sobre o acontecimento e assumem/especulam coisas que não aconteceram. Estas situações criam um mau ambiente e são normalmente criadores de conflitos difíceis de resolver dado que muitas vezes a pessoa afetada pelos boatos perde a confiança nas restantes.


Nunca comentes acontecimentos que não te dizem respeito, não os espalhes e não alteres os factos do ocorrido!

Caso o boato tenha sido sobre ti, fala diretamente com os teus colegas e explica-lhes que é errado espalhar boatos e que essa situação tem impacto negativo em todo o espírito da equipa.



2 - A Ofensa


Todos temos momentos de stress, e por vezes, é fácil perdemos noção do que estamos a dizer e ofendermos a outra pessoa!

Uma ofensa é sempre uma fonte de conflito dado que a outra pessoa vai-se sentir atingida e, independentemente, da sua reação o conflito é sempre criado e vai influenciar negativamente toda a relação futuro entre os visados nesta interação!


Nunca ofendas os teus colegas, independentemente do que aconteça. Existem sempre outras formas de gerir as situações e as emoções.

Caso sejas a vítima da ofensa, fala com a pessoa que te ofendeu e explica-lhe de que forma esse comentário te ofendeu e pede-lhe que tenha mais atenção a esse tipo de intervenções.



3 - Vício no telemóvel


O telemóvel tornou-se num equipamento indispensável nas nossas vidas e é fácil darmos por nós sempre a acompanhar o que se passa, seja no e-mail, nas redes sociais ou noutra aplicação qualquer. Um colega que nunca larga o telemóvel pode criar conflitos dentro de uma equipa, dado que esse colega vai estar sempre mais “desligado” do que se passa na equipa e os membros vão começar a ficar frustrados devido a esta situação.


Durante o trabalho tem em atenção a sobre-utilização do telemóvel e pensa se realmente precisas de o utilizar com a regularidade que usas.

Caso tenhas um colega que nunca larga o telemóvel, fala com ele e explica-lhe a imagem que essa situação passa para a equipa e pede-lhe gentilmente que tente moderar a utilização deste equipamento.



4 - Discussão acesa


Uma discussão acesa nunca traz nada de bom. Cria sempre um momento de stress entre os envolvidos e torna-se num conflito muito difícil de gerir, dado que, pelo menos, uma das partes parece estar incontrolável.


Nunca promovas discussões intensas. Nunca ganharás nada com isso!

Caso estes numa situação em que alguém promove uma discussão acesa, tenta gerir as tuas emoções e acalmar o promotor dessa discussão. Explica-lhe a tua visão sobre o assunto e tentem chegar pacificamente a um entendimento.



5 - Atrasos


Todos temos aquele colega que se atrasa para tudo, seja no horário das reuniões, seja nos prazos de entrega, etc…

Esta situação pode criar conflitos dado que estes atrasos tipicamente afetam outras pessoas que dependem da correta gestão de tempo desta pessoa.


Tenta evitar ao máximo os atrasos e, caso ocorram, lamenta a situação e mostra que vais tentar corrigir este tipo de situações.

Se tiveres um colega que está sempre atrasado, fala com ele e explica-lhe como esta situação afeta os restantes colegas e pede-lhe que reflita no que pode mudar para evitar que estas situações ocorram. 



6 - E-mail


Existem sempre situações mais tensas e delicadas de tratar que podem gerar conflitos se não forem corretamente abordadas e tratadas. 

Muitas vezes estas situações são tratadas por e-mail, meio de comunicação que permite passagem de informação, mas que é não é capaz de transmitir com total clareza a emoção que sentimos ao transmitir uma informação mais sensível. Desta forma, o receptor pode interpretar a mensagem de forma totalmente diferente do que o emissor pretendia e ter uma reação inesperada, gerando assim um conflito.


Sempre que tenhas de transmitir uma informação mais delicada que pode gerar um conflito se for mal interpretada liga diretamente à pessoa antes de enviares o e-mail. Assim, mostras preocupação e consegues gerir a conversa ao longo do decorrer da chamada.

Caso te tenham enviado um e-mail e sintas que esse e-mail te “atacou/ofendeu/afetou” liga à pessoa em questão e tentem esclarecer a situação de forma pacifica.



A gestão de um conflito nem sempre é fácil dado que também depende da forma de reagir de outras pessoas, mas saberes como agir perante um conflito vai ajudar-te a mediar estas situações e a desenvolveres esta competência que é tão importante num líder.


Nos Toastmasters também treinamos o desenvolvimento da competência de gestão de conflitos durante as sessões e durante os projetos que realizamos. Nem sempre estamos de acordo ou agimos como outros esperavam! Mas não deixamos o conflito abalar a nossa relação e o nosso clube, sabemos sempre lidar de forma correta e resolver os (potenciais) conflitos que surjem!


Visita-nos para ficares a saber mais!


Tiago Almeida
Vice Presidente de Relações Públicas

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