Growth Mindset [Parte I]

 



Tens um Growth mindset?

Certamente que já ouviste o termo growth mindset, a questão que te colocamos hoje é se tens um growth mindset?


Segundo um artigo de Inês Silva para o Ekonomista "O conceito de mentalidade de crescimento, um termo utilizado por Carol Dweck, parte da premissa que o potencial de alguém, capacidades e competências, pode ser aumentado através da paixão, prática e persistência. Alguém com este tipo de mentalidade aceita desafios e vê os fracassos como oportunidades para aprender e evoluir. Este conceito é fundamentado, pois a neurociência tem provas que o nosso cérebro muda e que este se torna mais capaz quando nos esforçamos para melhorar." (1) (2)

Pelo contrário, um fixed mindset, é alguém que não está em crescimento, que acha que as suas qualidades e competências são fixos e que não se podem desenvolver/mudar ao longo do tempo. Certamente já reparaste que os teus gostos evoluem à medida que a tua idade avança, tal como as tuas qualidades e competências. Quando experimentas algo novo, se calhar ao início não és muito bom, mas com o tempo e a prática começas a melhorar. E quem sabe, começas a arranjar novas estratégias para tornar isso mais eficiente.


Partilhamos contigo como te podes desenvolver e começar a fortalecer o teu growth mindset:


1º Cometer erros é uma oportunidade para crescer:

Cometer erros também significa uma oportunidade para aprender com eles e evitá-los no futuro. Ter medo de cometer erros pode ser limitativo uma vez que não irás sequer tentar. Adotar uma mentalidade construtiva é perceber que aprender com teus erros poder-te-á levar ao sucesso.


2º Aprender ao longo da vida:

Nunca é tarde para aprender e construíres a melhor versão de ti mesmo.

Nunca deixes que a idade ou a estabilidade profissional te impeçam de aprender coisas novas.

Partilho a história de alguém que depois da reforma se inscreveu num clube Toastmasters, também está na universidade sénior, faz yoga e tem um espírito muito jovem. Eu que estou no auge dos meus 29 anos, quando olho para este exemplo, sonho quando for mais velha também ser assim.


3º Experimentar coisas diferentes:

Não tenhas medo de experimentar coisas diferentes, quer seja no teu trabalho, quer seja na tua vida pessoal. Essas novas experiências irão ajudar-te a desenvolveres-te como pessoa. Por exemplo, fazer um desporto ajuda-nos a desenvolver a nossa capacidade de foco, de antecipar jogadas, entre muitos outros.


4º Ser inspirado pelo sucesso dos outros:

O sucesso das outras pessoas poder-te-á inspirar a lutares pelos teus objetivos. 

Todos nós temos pessoas na nossa vida que idolatramos e que nos inspiram a riscar e a traçar novos objetivos. Podem ser pessoas que contatamos com frequência ou pessoas que são conhecidas de todos nós.

Deixamos-te a seguinte dica:

E porque não leres a biografia do teu ídolo? Ou caso o conheças de saber mais sobre ele e aprender com ele?


5º Desafios ajudam a crescer:

Somos continuamente confrontados com escolhas que podem impactar o nosso futuro.

Como por exemplo:

  • Aceitar uma nova proposta de emprego.
  • Inscrever num curso.
  • Praticar uma atividade radical pela primeira vez.

A decisão de assumir um novo desafio ajudar-te-á a desenvolveres-te como pessoa. Quanto mais te desafiares, mais oportunidades terás para aprender, porque cada novo desafio apresenta uma nova oportunidade de ganhar experiência e conhecimento.


6º Ouvir o Feedback das outras pessoas:

Ouvir o feedback de outras pessoas é importante para crescermos profissionalmente, mas também pessoalmente.

Analisa o feedback que os outros te dão, faz questões caso não tenhas percebido alguma parte. Depois reflete sobre o feedback que recebeste e como o podes colocar em prática ou se te faz sentido colocá-lo em prática.


7º Esforço e prática podem conduzir ao domínio:

Quanto mais prática temos numa tarefa, melhor vamos conseguir executar essa tarefa e, por vezes, conseguimos descobrir uma forma mais eficiente de a fazer.


8º Desenvolver novas competências:

Desenvolver novas competências também significa ter mais autoconfiança e começar a acreditar que somos capazes de melhorar essa competência.

Nos clubes Toastmasters podes desenvolver novas competências, tais como, escuta ativa, pensamento crítico, e-mail marketing, gestão de redes sociais, gestão de eventos, entre muitos outros.


O criador do conceito de Growth Mindset, disse uma vez "Tornar-se é melhor do que ser." - Carol Dweck


Fontes de informação:

(1) https://www.e-konomista.pt/mentalidade-crescimento/ 

(2) https://www.developgoodhabits.com/growth-mindset-examples/


Diana Simões

Presidente

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!