Os cinco vilões do sucesso

 


Todos definimos metas que pretendemos atingir e tanto as definimos a nível profissional, como a nível pessoal. Por exemplo, certamente que há pessoas que têm a meta de construírem o seu próprio negócio ou empresa e outras pessoas que têm a meta de fazer uma grande viagem pelo mundo.


No entanto, todos nós já encontrámos vilões pelo caminho que nos desviaram da meta e esses vilões foram criados por nós. Cabe a nós termos uma grande força de vontade e disciplina para que eles não sejam criados. Para tal, temos que ter uma grande disciplina e mentalidade de crescimento.


Vou enumerar cinco vilões do sucesso, mas na realidade existem muitos mais.


1º Vilão – A Procrastinação

Procrastinação é o ato de adiar sucessivamente uma tarefa. A procrastinação leva ao stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. 

Para que a procrastinação não afete as nossas vidas, devemos manter o foco nas nossas metas. Uma forma de contornar a procrastinação é planear as várias tarefas a executar, bem como criar um cronograma, atribuindo um prazo limite a cada tarefa. Ao atribuirmos prazos limite às tarefas também conseguimos ver mais facilmente a evolução rumo à meta final.


2º Vilão – A falta de autoconfiança

Muitas vezes as nossas ideias não saem do papel para a realidade porque não acreditamos que somos capazes de tornar essa ideia real. 

Por exemplo, nos clubes toastmasters, os membros têm a oportunidade de aumentar a sua autoconfiança, quando estão perante uma audiência, bem como aumentar a confiança para liderar uma equipa. Nos clubes Toastmasters recebemos sempre feedback construtivo e somos incentivados a fazer mais e melhor.


3º Vilão – A falta de motivação

Todos temos dias NÃO, em que não temos motivação para prosseguir rumo à nossa meta final. Porém, é nestas alturas que entra a nossa força de vontade e autodisciplina. Uma solução para estes dias NÃO, é começar por fazer as tarefas mais fáceis e simples e ter em mente que muitas vezes o que custa é começar.


4º Vilão – A falta de consistência

Para atingirmos qualquer meta, precisamos de um esforço ininterrupto e contínuo e de uma grande capacidade de planeamento. Por exemplo, queremos ganhar mais massa muscular, mas se formos só uma vez por mês ao ginásio, não iremos alcançar esse objetivo. O mesmo acontece quando queremos aprender uma língua, dominar outras áreas do saber, construir um negócio, planear uma grande viagem, entre outras.


5º Vilão – Medo do fracasso

Não devemos ter medo de fracassar ou de errar, um momento de fracasso é sempre uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e devemos sempre tirar lições do porquê de ter falhado ao fazermos daquela maneira.


Nos clubes Toastmasters temos a oportunidade de enfrentarmos estes vilões do sucesso através do método de aprendizagem da Toastmasters International “Aprendendo Fazendo”. Ao seguir este modelo de aprendizagem podemos desenvolver várias soft skills, tais como, autoconfiança, gestão de tempo, escuta ativa, comunicação em público, liderança, e muitas mais.


O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Albert Einstein


Infografia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Procrastina%C3%A7%C3%A3o

https://www.toastmasters.org/

https://www.linkedin.com/pulse/os-7-maiores-vil%C3%B5es-do-sucesso-ghiggino-de-alcantara-s%C3%A1/?originalSubdomain=pt



Diana Simões

Presidente


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!