Como é que a Toastmasters me ajuda a melhorar o meu português?


 

Como é que a Toastmasters me ajuda a melhorar o meu português?


O que é que nós precisamos para nos tornarmos oradores competentes e confiantes? Um ambiente seguro onde somos apoiados e encorajados. Um lugar onde podemos praticar falar em público sem sentir vergonha de cometer erros. O que é que nós precisamos para nos tornarmos fluentes numa língua estrangeira? Exatamente o mesmo: um ambiente seguro onde somos apoiados e encorajados, um lugar onde podemos praticar a língua estrangeira sem sentir vergonha de cometer erros. Em ambos os casos, não consigo pensar num ambiente melhor e mais seguro do que a Toastmasters!

Quando eu tinha vinte e poucos anos e morava na África do Sul, a Toastmasters ajudou-me imenso a melhorar o meu inglês. Em alguns anos, passei de uma oradora hesitante, tropeçando em grandes palavras inglesas, para uma oradora fluente de competição, participando ao nível do distrito.

Estou agora na casa dos 40 anos e a viver em Portugal. No início deste ano, estava a pensar em como poderia melhorar o meu português. Já falava com mais ou menos fluência, mas não tinha muita confiança. Então, eu tive um momento “aha”: eu poderia juntar-me a um clube de Toastmasters de língua portuguesa! Esta foi a melhor ideia que tive em muito tempo!

Agora faço parte da família Figueira da Foz Toastmasters Club. Cada vez que faço um discurso ou cumpro uma função numa das nossas sessões, olho para os rostos sorridentes dos membros e sinto muita gratidão. Os membros do meu clube incentivam-me e apoiam-me para melhorar o meu português e estão aqui para mim em cada passo do meu caminho.

O meu objetivo como membro da Toastmasters é triplo: entender melhor quando outros falam português, ser mais bem compreendida quando falo português e divertir-me o máximo possível.

 

Entender melhor

Inicialmente, as sessões do nosso clube eram muito extenuantes para mim. Tinha de me concentrar muito e ainda não entendia tudo o que estava a ser dito. Sentava-me com um dicionário e tentava procurar as palavras desconhecidas, e como as pessoas estavam a falar tão rápido, enquanto procurava no dicionário, perdia o que elas estavam a dizer. Ficava nervosa e entendia menos ainda.

Então, decidi  relaxar e não me preocupar em seguir tudo o que estava a ser dito. Hoje em dia, eu às vezes, apenas presto atenção à melodia da língua, sem tentar entender cada palavra. Eu observo as bocas das pessoas para ver como elas formam sons diferentes. Percebo que quanto mais relaxo e menos me preocupo em entender, mais realmente entendo! Às vezes, ainda preciso de pedir esclarecimentos, especialmente quando recebo um tópico improvisado que contém uma ou duas palavras desconhecidas, mas os meus companheiros da Toastmasters são pacientes comigo, então não me sinto envergonhada.

 

Ser mais bem entendida

Depois de fazer o meu discurso de “Icebreaker”, fiquei surpresa com o feedback que recebi de outros membros. Eles não entenderam tudo o que eu tinha dito. Percebi que o português tem múltiplos ritmos, tons e sons muito diferentes do inglês. Para ser mais bem compreendida, eu precisava de melhorar a minha pronúncia. Felizmente, a minha mentora da Toastmasters é professora de português. Pratico os meus discursos com ela com antecedência e ela corrige a minha gramática e pronúncia. Algo que funciona incrivelmente bem é ela ler o meu discurso em voz alta, enquanto eu o gravo. Ela lê devagar, concentrando-se deliberadamente nas palavras com as quais tenho dificuldade. Depois, posso ouvir a gravação vezes sem conta, enquanto pratico a pronúncia correta. 

Além de praticar a minha pronúncia, deliberadamente também diminuo o ritmo ao fazer os meus discursos. Reconheço que tenho sotaque estrangeiro e que ainda não domino o ritmo e as regras de acentuação da língua portuguesa. Portanto, tento falar devagar e claramente para dar ao meu público tempo para absorver o que digo. Depois de cada um dos meus discursos, os meus companheiros apontam as palavras que eu pronunciei incorretamente e dão dicas de como posso ser mais bem compreendida. Eu valorizo muito este apoio!


Divertir-me o máximo possível

Ralph Smedley disse que aprendíamos melhor nos momentos de diversão. Eu concordo totalmente com ele, portanto, escolho tópicos de discussão que são interessantes para mim e tento entreter o meu público. A cada uma das nossas sessões, desafio-me a fazer um pouco mais do que fiz na sessão passada. Fazer cada pequena tarefa em português é divertido e ajuda-me a ganhar confiança. Pode ser avaliar um discurso, fazer um discurso não preparado, incorporar a palavra do dia, etc. O que eu faço não é importante, contanto que eu esteja a divertir-me enquanto o faço.

 

Ser membro do Figueira da Foz Toastmasters club e perceber como o meu português melhora enquanto me divirto é incrivelmente gratificante. A Toastmasters é, sem dúvida, o melhor lugar e mais seguro para aprimorar as suas competências em línguas estrangeiras!


Madeleine Op't Hof

Membro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!