Avaliar e ser avaliado

 


O momento em que sou avaliada é aquele que mais anseio numa sessão Toastmaster, é por esse momento que preparo os meus discursos ou apresentações. É nesse momento que tenho a oportunidade de compreender, por via da opinião imediata de outros membros, quais são os meus pontos fortes e onde devo melhorar, ou mesmo alterar para que a minha mensagem seja mais eficaz.

O avaliador não é um especialista em comunicação e liderança, a sua função é dar uma opinião honesta e tem como objetivo principal, apoiar, proporcionar sugestões de melhoria e encorajar sendo, portanto, uma função bastante importante e complexa, que também se treina.

Quando um membro Toastmaster é designado como avaliador de um discurso, deve ter em atenção que o orador esteve dias a preparar a sua apresentação e que os objetivos deste podem ser diversos, dependendo do seu percurso ou áreas de comunicação que pretende melhorar, o que torna imperativo que a avaliação seja preparada para que se torne eficaz. Portanto, antes do discurso o avaliador deve:

  • Falar com o orador
  • Conhecer cuidadosamente o projeto e os objetivos
  • Ler o guia de avaliação do projeto

O papel do avaliador é muito mais do que a função que lhe é atribuída uma vez que vai obrigar-se a desenvolver as suas competências de escuta ativa durante o discurso, vai estar atento e tomar notas de todos os aspetos da apresentação do orador, como por exemplo, a colocação de voz, a linguagem não verbal e a variedade vocal, sem nunca esquecer que o que está a avaliar é o discurso e não a pessoa e ter sempre presente que o objetivo é:

  • Apoiar
  • Ajudar
  • Encorajar

É também muito importante a forma como a avaliação é apresentada. O objetivo comum dos Toastmasters é melhorar as suas competências de comunicação. Para isso, utilizam o método “fazer para aprender”. Ao avaliador cabe destacar os aspetos positivos do orador, quais os aspetos a melhorar e sugerir melhorias objetivas de forma amistosa, direta e sem agressividade.

O avaliador deve escolher cuidadosamente as palavras que ajudem a desenvolver a auto-estima e a auto-confiança do avaliado para que este se sinta motivado a continuar o seu percurso, sabendo que a avaliação é um recurso a utilizar no seu crescimento. Desta forma, a avaliação deve conter:

  • Elogio honesto e sincero
  • Recomendações úteis
  • Conclusão positiva

Se o momento que mais anseio é o de ser avaliada, aquele que me provoca mais nervosismo é quando sou eu a avaliadora, muitas vezes de oradores com mais experiencia e melhores competências. É, nestes momentos, que tenho de me lembrar que a avaliação é apenas: a minha opinião, o que vi, ouvi e senti! 

É esta partilha de opiniões que tornam tão rica a experiencia Toastmasters!   


Cristina Matos

Comité de Logística

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