Liderar equipas
“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos”, Michael Jordan
Atualmente as organizações enfrentam enormes desafios.
A capacidade de surpreender, ligada à criatividade e inovação das equipas, é que permite transformar novas ideias em produtos, materiais, serviços, processos e formas de organização, que criem valor.
Cabe à liderança criar a cultura, processos de trabalho e dinâmicas de equipa com esse propósito. As estratégias1 passam por:
Criar um ambiente propício à criatividade, tolerando o erro e criando um espaço seguro para a troca de ideias;
Facilitar os processos de grupo, criando pontes entre áreas de responsabilidade, fomentando a partilha de conhecimento e experiências (incluindo lições aprendidas com os fracassos), assegurando feedback entre todos;
Abrir a equipa ao networking;
Assegurar uma gestão adequada dos desempenho, reforçando o sucesso da equipa.
Um aspeto fundamental da liderança de equipas que não podemos esquecer, é que liderar inclui a dimensão emocional das pessoas, quer para a obtenção de resultados2, quer para aumento da satisfação das equipas.
Esta dimensão emocional, inclui diversas competências que podem ser trabalhadas, como por exemplo:
Confiança
Fazer parte de uma equipa, onde cada pessoa sinta que tem o apoio quer dos colegas, quer do líder da equipa é muito importante.
Um aspeto fundamental é saber ouvir. Só assim estaremos em condições de apoiar o outro. A escuta ativa é algo que pode ser praticado.
Comunicação clara e direta
Trata-se sobretudo de garantir que os outros compreendem a mensagem, sem nunca esquecer a importância do feedback com o intuito de melhorar o desempenho, do líder e da sua equipa.
Empatia
Cada vez mais a capacidade de empatia, tendo em consideração as necessidades de cada membro da equipa, ao invés de considerar apenas os seus próprios objetivos, é importante para aumentar o potencial colaborativo.
Consistência e integridade
As lideranças devem ser responsáveis, por isso, é fundamental identificarem as suas próprias crenças, limitações, intenções e recursos.
E claro, para assegurar consistência e integridade, a liderança deverá ter caráter, fazer aquilo que está certo, e dar o exemplo (se queremos fomentar a confiança na equipa, a liderança deve ser confiável).
Uma equipa inspirada e unida é capaz de alcançar resultados incríveis.
Como a metodologia Toastmasters International te pode ajudar a liderar com mais eficácia?
A metodologia “Aprender, fazendo” da Toastmasters International trabalha as competências de liderança e comunicação em público, em paralelo. Cada projeto proposto, pelo Programa Educativo da Toastmasters International, permite trabalhar aspetos como a escuta ativa, a clareza da mensagem, como dar feedback, mas também a gestão do tempo, a linguagem corporal, contacto visual, foco, entre outros.
Um Clube Toastmaster é um espaço seguro e amigável, onde a aprendizagem e o feedback andam de mãos dadas, onde se tolera o erro e se valoriza o respeito pelo outro, fomentado a realização de projetos em equipa, onde a diversidade dos membros é total (desde idades, formação académica e experiências profissionais), recheada de momentos de diversão.
O fundador da Toastmasters International Ralph C. Smedley disse “Aprendemos mais em momentos de diversão”.
Concordas?
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Fontes:
1- Luís Caeiro - “Liderança Criativa da Teoria à Prática”
2- Colombo, Daniel: 5 techniques to fully develop your team spirit - Entrepreneur Europe - 5 techniques to fully develop your team spirit (entrepreneur.com)
Luísa Bernardes
Membro
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