Liderar equipas

 



O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos”, Michael Jordan


Atualmente as organizações enfrentam enormes desafios.


A capacidade de surpreender, ligada à criatividade e inovação das equipas, é que permite transformar novas ideias em produtos, materiais, serviços, processos e formas de organização, que criem valor.


Cabe à liderança criar a cultura, processos de trabalho e dinâmicas de equipa com esse propósito. As estratégias1 passam por:

  • Criar um ambiente propício à criatividade, tolerando o erro e criando um espaço seguro para a troca de ideias;

  • Facilitar os processos de grupo, criando pontes entre áreas de responsabilidade, fomentando a partilha de conhecimento e experiências (incluindo lições aprendidas com os fracassos), assegurando feedback entre todos;

  • Abrir a equipa ao networking;

  • Assegurar uma gestão adequada dos desempenho, reforçando o sucesso da equipa.


Um aspeto fundamental da liderança de equipas que não podemos esquecer, é que liderar inclui a dimensão emocional das pessoas, quer para a obtenção de resultados2, quer para aumento da satisfação das equipas


Esta dimensão emocional, inclui diversas competências que podem ser trabalhadas, como por exemplo:


Confiança 

Fazer parte de uma equipa, onde cada pessoa sinta que tem o apoio quer dos colegas, quer do líder da equipa é muito importante.

Um aspeto fundamental é saber ouvir. Só assim estaremos em condições de apoiar o outro. A escuta ativa é algo que pode ser praticado.


Comunicação clara e direta

Trata-se sobretudo de garantir que os outros compreendem a mensagem, sem nunca esquecer a importância do feedback com o intuito de melhorar o desempenho, do líder e da sua equipa.


Empatia

Cada vez mais a capacidade de empatia, tendo em consideração as necessidades de cada membro da equipa, ao invés de considerar apenas os seus próprios objetivos, é importante para aumentar o potencial colaborativo.


Consistência e integridade 

As lideranças devem ser responsáveis, por isso, é fundamental identificarem as suas próprias crenças, limitações, intenções e recursos.

E claro, para assegurar consistência e integridade, a liderança deverá ter caráter, fazer aquilo que está certo, e dar o exemplo (se queremos fomentar a confiança na equipa, a liderança deve ser confiável).


Uma equipa inspirada e unida é capaz de alcançar resultados incríveis.



Como a metodologia Toastmasters International te pode ajudar a liderar com mais eficácia?


A metodologia “Aprender, fazendo” da Toastmasters International trabalha as competências de liderança e comunicação em público, em paralelo. Cada projeto proposto, pelo Programa Educativo da Toastmasters International, permite trabalhar aspetos como a escuta ativa, a clareza da mensagem, como dar feedback, mas também a gestão do tempo, a linguagem corporal, contacto visual, foco, entre outros.


Um Clube Toastmaster é um espaço seguro e amigável, onde a aprendizagem e o feedback andam de mãos dadas, onde se tolera o erro e se valoriza o respeito pelo outro, fomentado a realização de projetos em equipa, onde a diversidade dos membros é total (desde idades, formação académica e experiências profissionais), recheada de momentos de diversão.


O fundador da Toastmasters International Ralph C. Smedley disse Aprendemos mais em momentos de diversão

Concordas?


Podes participar gratuitamente em qualquer sessão do Figueira da Foz Toastmasters Club e perceber melhor o conceito.


Inscreve-te!


Fontes:

1- Luís Caeiro - “Liderança Criativa da Teoria à Prática”

2- Colombo, Daniel: 5 techniques to fully develop your team spirit - Entrepreneur Europe - 5 techniques to fully develop your team spirit (entrepreneur.com)

Luísa Bernardes

Membro


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