Estás parad@ ou a crescer?

 




Celebrou-se, no passado dia 15 de julho, o dia mundial das competências dos jovens. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014, tendo-se celebrado pela primeira vez em 2015. O objetivo desta data é sinalizar a importância de alcançar melhores condições para os jovens de forma a enfrentarem os desafios do desemprego e do subemprego.1

Acredito que esta data é essencial para assinalar a importância de os jovens desenvolverem as suas competências, mas será que não somos todos jovens num mundo em constante evolução? Afinal, o que difere as diferentes gerações? Acredito que é a experiência, mas atualmente e no futuro, temos o desafio da velocidade, a velocidade com que tudo à nossa volta está a evoluir. Se no passado, dominar uma série de competências era suficiente para garantir um trabalho estável para toda a vida, hoje em dia é muito diferente! Tudo está a evoluir tão rápido que todas as gerações precisam de acompanhar o ritmo de evolução, sob pena de “ficarem para trás”.

Imaginem que na vossa terra existe um restaurante tradicional de elevada qualidade, com 20 anos de história, no qual sempre foi prezada a qualidade das refeições servidas e o bem-servir. Considerem que esse restaurante funciona, em média, a 50% da sua capacidade máxima e o negócio vai chegando para cobrir os gastos.

Agora imaginem que abre um novo restaurante na zona, com o mesmo objetivo, servir refeições tradicionais de qualidade, e contrata duas cozinheiras da zona com experiência na gastronomia da região. Bem, apesar de o restaurante ter contratado duas novas cozinheiras falta-lhe o importante, ser conhecido e ter clientes, certo? Contudo, o dono do restaurante tem tudo planeado, ele tem experiência de gestão de redes sociais e faz uma forte aposta na divulgação do restaurante em várias redes sociais e aplicações de restaurantes. Consequentemente, vários turistas e vários locais começam a conhecer o novo restaurante através da Internet e vão decidindo visitar o mesmo e ficam rendidos aos sabores maravilhosos que as duas cozinheiras lhes proporcionaram.

Com o tempo, o antigo restaurante começa a perder clientes. Parte dos seus clientes começa a frequentar o novo restaurante da zona que está sempre a aparecer nas redes sociais. Os turistas apenas frequentam o novo restaurante da zona, dado que não conhecem o antigo, e assim, vê-mos um restaurante com 20 anos de história a perder clientes, começando mesmo a ter dificuldades financeiras e tendo de fechar portas por não se adaptar à nova realidade.

Apesar de esta história ser fictícia (ou talvez tenha até acontecido, nunca se sabe), mostra-nos o impacto do dono do novo restaurante dominar competências digitais e redes-sociais. Estas competências permitiram-lhe enaltecer o valor do seu negócio e foram fulcrais no sucesso do seu restaurante. Ao invés, também nos apercebemos que a falta de adaptabilidade da gestão do antigo restaurante, permitiu que o restaurante entrasse em declínio, tendo mesmo de fechar portas. Certamente, que esta situação era muito mais difícil de acontecer nos anos 70/80, mas atualmente o mundo e a sociedade evoluem de forma tão rápida que é importante adaptarmo-nos.

Com esta breve história, pretendo partilhar convosco, que considero que é importantíssimo termos um mindset de desenvolvimento e investirmos na evolução das nossas competências de forma a conseguirmos acompanhar a evolução e o desafio constante que o mundo e a sociedade nos impõem. Por isso, pergunto-vos, que competências estão vocês a desenvolver atualmente?


Fontes:

1 - https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-das-competencias-dos-jovens/

 

Tiago Almeida

Vice-Presidente de Relações Públicas



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!