Como criar uma apresentação de impacto?
“Uma pessoa pode ter a melhor ideia do mundo, completamente diferente e original, mas se essa pessoa não conseguir convencer as outras pessoas o suficiente, não cria interesse”, ou seja, não tem impacto. Esta frase, do neuroeconomista americano, neurocientista, professor de psiquiatria, psicólogo e escritor Gregory Berns, consta do prólogo do livro "Segredos de apresentação de Steve Jobs", escrito por Carmine Gallo.
Uma coisa que temos em comum, é que procuramos melhorar a eficácia da nossa comunicação. Certo?
Todos nós queremos criar impacto com as nossas apresentações. Certo?
Se queres criar apresentações
de impacto então este artigo é para ti.
Estou muito feliz porque escrever este artigo permitiu-me conjugar áreas que adoro: a leitura, o design e a comunicação.
👉 A leitura, porque vos vou falar de alguns segredos das apresentações de Steve Jobs.
👉 O design, porque me permitiu explorar o “canva.com” como ferramenta para criar ajudas visuais visando aumentar o impacto;
👉 A comunicação, porque me proponho a partilhar os segredos de um dos maiores ícones em comunicação, que deixou um enorme legado sobre como fazer apresentações.
Apesar de ter ganho reputação no mundo digital, curiosamente o processo de criação é realizado analogicamente, muito antes de abrir o Powerpoint ou o Canva.
Criar a história é o primeiro passo para passares as
tuas ideias.
Uma boa história é fácil de
seguir e para criar mais drama, Jobs introduz a figura de "inimigo
comum".
Não te esqueças que quem te ouve, se está a perguntar "Porquê que isto me interessa?". Se falhares aqui, o público não vai querer saber.
Responde à pergunta que interessa:
Não
é frustrante dedicares muito tempo na elaboração de um discurso e depois não
teres impacto na tua audiência quando o apresentas?
Dicas à La Steve Jobs
1 - Jobs cria títulos que são específicos, memoráveis e, o melhor de tudo, cabem num Tweet.
Twitter é uma rede social de rápido crescimento que se propõe a ser a vida entre o e-mail e os blogs, forçando as pessoas a escreverem de forma concisa.
A postagem máxima de um tweet é de 140 caracteres.
2 - As palavras podem servir como roteiros, ajudam o público a seguir a história.
Um roteiro verbal de 3 coisas ajuda o público a entender a tua mensagem.
A ciência já provou que o número de itens que podemos lembrar facilmente anda à volta dos três ou quatro.
Jobs explorou ao máximo a “regra
de três ” - é um dos conceitos mais poderosos em comunicação.
Três é o número mágico.
3 - Em todas as histórias, o herói luta contra o vilão.
Ao apresentar o vilão, o antagonista (o problema – neste caso, é não ter impacto na audiência) reúne o público em torno do herói (a solução).
Jobs estrutura as suas
apresentações à volta desta forma clássica de contar histórias.
Logo que Jobs apresenta o
antagonista do momento (no seu caso, a limitação aos produtos atuais),
apresenta o herói, revelando a solução que irá tornar sua vida mais fácil e
agradável.
4- O público desliga após dez minutos.
É um facto valioso graças a novas investigações sobre o funcionamento cognitivo. Simplificando, o cérebro fica entediado.
Steve Jobs não dá tempo ao cérebro para ficar entediado. Em trinta minutos de apresentação, Jobs inclui demonstrações, um segundo ou até mesmo um terceiro orador e videos.
Jobs dizia " tens que descobrir o que amas. O teu trabalho vai preencher uma grande parte da tua vida, e a única maneira de ficar verdadeiramente satisfeito é fazer o que acreditas que é um trabalho fantástico. E a única maneira de fazer um trabalho fantástico é amar o que fazes. Se ainda não encontraste, continua a procurar. Não te acomodes".
Quando sabes o teu propósito, a tua mensagem é entregue
com paixão, entusiasmo e energia. Tal como Jobs fazia.
Mas acima de tudo, Jobs não faz uma apresentação. Ele oferece uma experiência.
Imagina visitar a cidade de Nova
York para assistir a uma peça premiada na Broadway.
Esperas ver vários personagens, adereços elaborados, deslumbrantes fundos visuais e um momento glorioso quando sabes que o teu tempo foi bem gasto.
As apresentações de Steve Jobs
contêm cada um destes elementos,
ajudando Jobs a criar uma forte conexão emocional entre ele e o seu público.
E agora que chegaste até
aqui, já te sentes preparado/a para fazeres uma apresentação de impacto?
Aposta em ti, torna-te na tua melhor versão!
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