Como criar uma apresentação de impacto?

 


Uma pessoa pode ter a melhor ideia do mundo, completamente diferente e original, mas se essa pessoa não conseguir convencer as outras pessoas o suficiente, não cria interesse, ou seja, não tem impacto. Esta frase, do neuroeconomista americano, neurocientista, professor de psiquiatria, psicólogo e escritor Gregory Berns, consta do prólogo do livro "Segredos de apresentação de Steve Jobs", escrito por Carmine Gallo.

Uma coisa que temos em comum, é que procuramos melhorar a eficácia da nossa comunicação. Certo?

Todos nós queremos criar impacto com as nossas apresentações. Certo?


Se queres criar apresentações de impacto então este artigo é para ti.

 

Estou muito feliz porque escrever este artigo permitiu-me conjugar áreas que adoro: a leitura, o design e a comunicação.

👉 A leitura, porque vos vou falar de alguns segredos das apresentações de Steve Jobs.

👉 O design, porque me permitiu explorar o “canva.com” como ferramenta para criar ajudas visuais visando aumentar o impacto;

👉 A comunicação, porque me proponho a partilhar os segredos de um dos maiores ícones em comunicação, que deixou um enorme legado sobre como fazer apresentações.

 


Steve Jobs planeia o impacto ao pormenor. 

Apesar de ter ganho reputação no mundo digital, curiosamente o processo de criação é realizado analogicamente, muito antes de abrir o Powerpoint ou o Canva.

Criar a história é o primeiro passo para passares as tuas ideias.

Uma boa história é fácil de seguir e para criar mais drama, Jobs introduz a figura de "inimigo comum".

 


Não te esqueças que quem te ouve, se está a perguntar "Porquê que isto me interessa?". Se falhares aqui, o público não vai querer saber.

Responde à pergunta que interessa:

Não é frustrante dedicares muito tempo na elaboração de um discurso e depois não teres impacto na tua audiência quando o apresentas?

 

Dicas à La Steve Jobs

1 - Jobs cria títulos que são específicos, memoráveis ​​ e, o melhor de tudo, cabem num Tweet.

Twitter é uma rede social de rápido crescimento que se propõe a ser a vida entre o e-mail e os blogs, forçando as pessoas a escreverem de forma concisa.

A postagem máxima de um tweet é de 140 caracteres.

 

2 - As palavras podem servir como roteiros, ajudam o público a seguir a história.


Se alguém perder um ponto, pode sempre perguntar: “Tinhas dito três pontos? Eu ouvi só dois."

Um roteiro verbal de 3 coisas ajuda o público a entender a tua mensagem.

A ciência já provou que o número de itens que podemos lembrar facilmente anda à volta dos três ou quatro.

Jobs explorou ao máximo a “regra de três ” - é um dos conceitos mais poderosos em comunicação.

Três é o número mágico.

 

3 - Em todas as histórias, o herói luta contra o vilão.


Steve Jobs ao criar a base de uma história persuasiva apresentava ao seu público um antagonista, um inimigo, um problema que precisa de uma solução.

Ao apresentar o vilão, o antagonista (o problema – neste caso, é não ter impacto na audiência) reúne o público em torno do herói (a solução).

Jobs estrutura as suas apresentações à volta desta forma clássica de contar histórias.

Logo que Jobs apresenta o antagonista do momento (no seu caso, a limitação aos produtos atuais), apresenta o herói, revelando a solução que irá tornar sua vida mais fácil e agradável.


4- O público desliga após dez minutos.


Não em onze minutos, mas dez.

É um facto valioso graças a novas investigações sobre o funcionamento cognitivo. Simplificando, o cérebro fica entediado.

Steve Jobs não dá tempo ao cérebro para ficar entediado. Em trinta minutos de apresentação, Jobs inclui demonstrações, um segundo ou até mesmo um terceiro orador e videos.


Apesar do Jobs valer mais de 100 milhões com apenas 25 anos, não era isso que lhe interessava.

Jobs dizia " tens  que descobrir o que  amas. O teu trabalho vai preencher uma grande parte da tua vida, e a única maneira de ficar verdadeiramente satisfeito é fazer o que acreditas que é um trabalho fantástico. E a única maneira de fazer um trabalho fantástico é amar o que fazes. Se ainda não encontraste, continua a procurar. Não te acomodes".

Quando sabes o teu propósito, a tua mensagem é entregue com paixão, entusiasmo e energia. Tal como Jobs fazia.

 

Mas acima de tudo, Jobs não faz uma  apresentação. Ele oferece uma experiência.

Imagina visitar a cidade de Nova York para assistir a uma peça premiada na Broadway.

Esperas ver vários personagens, adereços  elaborados, deslumbrantes fundos visuais e um momento glorioso quando sabes que o teu tempo foi bem gasto.

As apresentações de Steve Jobs contêm cada um destes elementos, ajudando Jobs a criar uma forte conexão emocional entre ele e o seu público.

 

E agora que chegaste até aqui, já te sentes preparado/a para fazeres uma apresentação de impacto?

 

Aposta em ti, torna-te na tua melhor versão!






Luísa Bernardes 
Presidente Anterior


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!