2020, o ano da Reinvenção & 2021, o Ano das Colheitas

 


2020, o Ano da Reinvenção

O Ano de 2020 foi um ano muito diferente do que esperávamos devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 e é inegável o impacto que este agente infecioso teve, e está a ter, na nossa sociedade. Todos nós fomos afetados!

Já pensaram na quantidade de hábitos que alterámos? Na quantidade de coisas que deixámos de fazer? E na quantidade de coisas que fizemos de forma diferente? E na quantidade de coisas novas que começámos a fazer? É verdade, nem tudo foi assim tão mau! A nossa capacidade de adaptação tem sido desafiada, mas temos, dentro do possível, aproveitado para nos reinventar e para tirarmos proveito das novas oportunidades (sim, também as há!).

Vivenciámos, e continuamos a vivenciar, uma autêntica revolução. A adaptação das empresas e das organizações tem sido tremenda e, também, o Figueira da Foz Toastmasters Club sentiu a necessidade de se adaptar e renovar. A disrupção que este vírus criou no nosso clube foi incrível. Até março de 2020 funcionávamos num formato exclusivamente presencial que foi forçosamente alterado para um formato online de forma a cumprirmos com as medidas de distanciamento social. Nunca tínhamos sonhado em termos sessões online regulares, pois era algo que não fazia sentido (era o que pensávamos na altura). No entanto, em março de 2020, não só passou a fazer sentido, como também abriu a porta a novas oportunidades, como por exemplo, a inscrição de membros que estão no estrangeiro ou a visita a clubes de outras cidades/países sem a necessidade de sairmos das nossas casas. Afinal, este novo modelo de funcionamento também tem os seus benefícios e será, certamente, um modelo que não abandonaremos quando retornarmos à normalidade. Toda a equipa de diretores e membros do FFTC 2019/2020 foi fulcral para que esta reinvenção fosse possível e permitisse a normal operação do nosso clube.

2021, o Ano das Colheitas

Temos esperança que o Ano de 2021 seja o das colheitas! Tudo o que inovámos em 2020 permitiu a reinvenção do nosso clube, provocando uma séria disrupção digital. Esta evolução digital permitiu-nos alargar a área de abrangência geográfica do nosso clube e, desta forma alcançar públicos de outros concelhos, distritos, países e até de outros Continentes.

É inegável os benefícios que o digital pode trazer aos clubes Toastmasters. Desta forma, a nossa visão é a de que quando estiverem reunidas as condições necessárias, iremos adotar um regime misto, ou seja, um regime presencial e online em simultâneo com membros a desenvolver as suas competências fisicamente numa sala de reuniões ou auditório e outros membros no conforto de suas casas, provavelmente noutra região ou país, a participar ativamente e a desenvolverem as suas competências, em conjunto, com todo o clube. Todos somos UM!

Prevemos tirar proveito das colheitas, de forma a seguirmos a nossa principal missão “Tornar os indivíduos comunicadores e líderes mais competentes”. Se tu também quiseres ser um comunicador e um líder mais competente visita JÁ o Figueira da Foz Toastmasters Club!  


Tiago Almeida
Presidente

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O cérebro e a comunicação

Ingredientes necessários para um feedback positivo e construtivo

A importância de dar e receber feedback nas nossas vidas!